Grupo Boticário anuncia plano para gerar impacto socioambiental positivo até 2030 • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Grupo Boticário anuncia plano para gerar impacto socioambiental positivo até 2030

Para celebrar o compromisso, empresa lança neste Dia Mundial da Reciclagem um minidoc sobre a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Graciosa

por Soraia Alves

O Grupo Boticário anunciou o “Compromissos para o Futuro”, um plano que prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade até 2030 por meio da gestão de resíduos. Ao todo, o grupo assume 16 compromissos socioambientais em duas grandes frentes: inspiracionais e estratégicas.

A primeira reúne metas ambiciosas para transformar a relação da sociedade com os resíduos. São elas: I – Mapear e solucionar 150% de todo resíduo sólido gerado pela nossa cadeia; II – Reduzir a desigualdade social de 1 milhão de brasileiros transformando a realidade da gestão de resíduos no Brasil. Já a segunda é composta por 14 compromissos estratégicos, organizados em quatro pilares de atuação: I – Neutralizar impacto ambiental; II – Potencializar a conservação da biodiversidade; III – Impulsionar a beleza transparente; e IV – Alavancar a diversidade e inclusão. Todos os compromissos estão reunidos na plataforma “Uma Beleza de Futuro”.

Para celebrar o compromisso, a empresa lança hoje, 17/05, neste Dia Mundial da Reciclagem, um minidoc contando a história de Zélia Mariano, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Graciosa (ACAT), em Curitiba, e uma das parceiras do Grupo Boticário dentro do objetivo de mapear e solucionar 150% de todo o resíduo sólido gerado pela cadeia de produção da empresa.

No filme, Zélia conta como fez sua vida na reciclagem e como esse trabalho a ajudou a vencer um quadro de depressão. Segundo ela, foi graças à recuperação de resíduos que ela conseguiu sonhar com um futuro melhor para a filha mais nova Fernanda, que cursa Farmácia na UFPR. “É um sonho que estamos realizando juntas. Se não tivesse a reciclagem, eu não teria condições de ajudá-la”, conta Zélia.

“Os próximos dez anos serão desafiadores. Nosso compromisso é reflexo do que já temos feito há 44 anos e do que acreditamos que seja o nosso papel como empresa. Temos uma longa atuação a favor da sustentabilidade e da conservação ambiental. ESG não é uma agenda nova para nós, mas os novos tempos apresentam cenários complexos que exigem um comprometimento ainda maior e, por isso, estamos avançando na agenda social, deixando um legado que vai muito além da nossa cadeia”, afirma Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário.

Para solucionar todo resíduo sólido até 2030, o Grupo Boticário acredita que os resíduos devem ser repensados em toda cadeia de valor, buscando formas inovadoras de potencializar a economia circular. Por isso, a empresa vai priorizar esforços em alavancas em que já tem conhecimento, atuando em três frentes transversais: Circularidade; Sustentabilidade em toda cadeia de valor e Inovação em produtos e serviços. Nos próximos dez anos, a empresa se responsabiliza por reduzir, reutilizar e reciclar o equivalente a 150% de todo o resíduo sólido gerado em sua cadeia de valor.

Entre as ações já aplicadas pela empresa, com investimentos em inovação o Grupo Boticário passou a reutilizar vidro pós-consumo em suas embalagens. Em 2020, foram vendidas mais de 14 milhões de unidades do produto, hoje um dos itens de perfumaria mais vendidos do mundo. Apenas com esse item, houve redução do volume de vidro virgem utilizado, eliminando 93 toneladas do material. Esse volume somado às iniciativas de redução de gramatura do vidro, que ultrapassam 210 toneladas, corresponde a uma redução de resíduos equivalente ao lixo gerado por 300 mil brasileiros em um dia.

“O desafio ambiental caminha lado a lado com o social. Por isso, o Grupo Boticário também se compromete a reduzir a desigualdade social de 1 milhão de brasileiros transformando a gestão de resíduos no país até 2030”, diz a empresa em comunicado. Entre as ações, o grupo irá incentivar a coleta, reutilização e reciclagem dos produtos. A empresa estima gerar renda para os catadores ao inserir a matéria-prima reciclada em seus produtos. Um exemplo é o Malbec, cuja embalagem é composta por vidro reciclado. Apenas com esse produto, a empresa estima devolver mais de 90 toneladas ao ano para o mercado. “Se há quem compra vidro, existe quem o colete e ele pode gerar riqueza”, afirma Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário.

Além de criar diversas iniciativas que impactam positivamente a sociedade, o Grupo Boticário também avança em governança corporativa. A companhia criará um Comitê Executivo voltado exclusivamente para a discussão estratégica de Diversidade e Sustentabilidade, além de garantir o acompanhamento e cumprimento dos
compromissos assumidos até 2030.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro