Google I/O 2021 começa com apostas em ferramentas para contribuir com produtividade online

Mudanças no Google Workspace buscam aumentar a integração de ferramentas como Docs, Planilhas e Slides, além de deixá-las mais inteligentes e flexíveis

por Soraia Alves

Depois de cancelar a edição 2020 por conta da pandemia de Covid-19, o Google realiza nesta semana sua conferência anual de desenvolvedores. Ainda por conta da pandemia, a Google I/O 2021 acontece de forma 100% virtual e com palestras ao vivo, nada pré-gravado. Um dos destaque dos evento deve ser as novidades do Android 12, mas por enquanto os anúncios ressaltam ferramentas que buscam contribuir com a produtividade online.

A primeira novidade apresentada pela empresa é uma mudança no Google Workspace, cujo objetivo é aumentar a integração de ferramentas como Docs, Planilhas e Slides, além de deixá-las mais inteligentes e flexíveis. Nesse contexto, uma possibilidade agora é mexer em algum documento do Docs ou das Planilhas sem a necessidade de sair de uma videochamada Google Meet, por exemplo.

Segundo Sundar Pichai, CEO do Google, essa integração foi pensada para ajudar na produtividade profissional diante das mudanças geradas no mercado de trabalho pela pandemia. “Vimos o trabalho se transformar de maneiras sem precedentes e não é mais apenas um lugar. Agora, em meio à pandemia, muitos de nós estamos trabalhando em nossas cozinhas e salas de jantar, com animais de estimação e crianças interrompendo constantemente. Com o smart canvas, o Google tem como objetivo tornar a colaboração online um pouco mais contínua, como se você estivesse realmente sentado lado a lado com seus colegas de trabalho novamente”, comenta.

A tela inteligente permite ações como vincular pessoas a outros documentos, atribuir tarefas, entre outras coisas sem sair de um documento do Google. Os blocos facilmente acessíveis permitem transformar um documento em branco em algo que pode ajudar no gerenciamento de projetos. Sozinhos, esses recursos não são necessariamente inovadores, mas com essa integração tudo fica mais ágil e simples.

Algumas atualizações do Workspaces já começam a ficar disponíveis ao público a partir de hoje, 18/05, tanto para versão web, quanto para smartphones Android e iOS.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link