google-privacidade-2021
Imagem: Divulgação/Google

Com foco na privacidade de dados, Google anuncia mudanças para Fotos, Buscador, Maps, Chrome e Android

Empresa anunciou mais alguns recursos para manter a privacidade de seus usuários para diferentes plataformas

por Soraia Alves

Privacidade de dados foi um assunto bastante citado no primeiro dia de anúncios do Google I/O. A empresa anunciou mais alguns recursos para manter a privacidade de seus usuários para diferentes plataformas, incluindo seu Buscador, o Google Fotos, o Maps, o Chrome e o Android.

Começando pelo Buscador, agora os usuários contam com um recurso que permite limpar rapidamente suas pesquisas mais recentes. Ao tocar no ícone do perfil, a opção exclui os últimos 15 minutos do histórico de pesquisa. E embora este parece um recurso para evitar “ser pego no flagra” fazendo sabe-se lá o quê na internet, na verdade ele pode ser bem útil para pessoas que usam computadores compartilhados em locais como trabalho, por exemplo.

Divulgação/Google

Para o Google Fotos, a novidade é a possibilidade de ter uma pasta bloqueada e protegida por senha. Essa pasta com fotos escondidas não fica visível em meio a outros álbuns do app. O recurso será lançado em telefones Google Pixel antes de ser lançado em mais dispositivos Android ainda este ano.

No caso do Google Maps, o app passa a disponibilizar a opção de desligar o histórico de localização diretamente na linha do tempo. Com isso, a plataforma não mantém registrado a linha do tempo de lugares visitados pelo usuário.

O Google também anunciou uma atualização para o gerenciador de senhas embutido no Chrome. A novidade permite que a empresa envie notificações ao usuário quando suspeitar que uma de suas senhas foi comprometida. Além do aviso, a ferramenta ajuda o usuário a alterar as senhas através do Google Assistente, buscando deixar mais seguros os acessos em sites terceiros.

Por fim, o Android 12 incluirá um painel de privacidade com uma linha do tempo mostrando quando os aplicativos que usaram seu microfone, câmera ou localização. Os indicadores mostram quando esses recursos estão sendo usados ​​e possibilita que o usuário desative o acesso a eles de forma simples.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link