asics-pesquisa
Imagem: Divulgação/Asics

Pesquisa da Asics com 1 milhão de pessoas vai mapear o impacto do esporte na mente

Projeto convida todas as pessoas a experimentarem o poder edificante do esporte e fazer parte do estudo sobre o impacto do movimento na mente

por Soraia Alves

Em um projeto ousado, a Asics convida todas as pessoas, hoje, a experimentarem o poder edificante do esporte e fazer parte do primeiro estudo ao vivo do mundo sobre o impacto do movimento na mente. A empresa está inspirando as pessoas a se moverem e, pela primeira vez, verem os benefícios do esporte em suas próprias mentes. Começando com o Global Running Day 2021, a Asics tem “o objetivo de elevar 1 milhão de mentes ao redor do mundo”, segundo o comunicado da empresa.

A empresa está permitindo que atletas em todo o mundo vejam o impacto do movimento em suas próprias mentes. Usando uma combinação de tecnologia de escaneamento facial e coleta de dados de autorrelato, as pessoas serão capazes de capturar o impacto do esporte em 10 métricas emocionais e cognitivas, incluindo confiança, positividade, calma e foco, para ver como diferentes esportes impactam como pensam e sentem. A plataforma, chamada Mind Uplifter, já está disponível em https://minduplifter.asics.com/

Esses dados serão alimentados em um estudo global ao vivo, capturando melhorias mentais individuais de todo o mundo e transformando-as visualmente em um Mapa de Elevação Mundial dinâmico e interativo. O mapa quantificará o impacto positivo que o esporte está tendo no humor coletivo de cidades, nações e do mundo como um todo. Por meio do estudo ao vivo, a ASICS aprofundará sua compreensão da relação entre movimento e mente em escala global, sustentando sua crença de que o esporte tem o poder de elevar as mentes.

“À medida em que todos nós chegamos a um acordo de um mundo diferente com a pandemia, o poder edificante do esporte é uma constante que perdura. É por isso que nossa única ambição é alcançar o maior número de pessoas possível para experimentar os benefícios físicos e mentais do movimento. Ao participar de vários de nossos diferentes eventos e atividades ao longo do ano, você contribuirá para pesquisas vitais que irão nos ajudar a entender melhor o efeito edificante do esporte. Dessa forma, podemos continuar encontrando novas maneiras de destacar e revelar os benefícios para todos em 2022 e além”, afirma Yasuhito Hirota, presidente e COO da Asics.

Nos últimos seis meses, a Asics conduziu pesquisas científicas com especialistas mundiais para explorar o impacto do esporte na mente de um grupo seleto de atletas antes do lançamento do projeto. Esse estudo preliminar foi desenvolvido pela EMOTIV, empresa de bioinformática líder no mercado e com sede em San Francisco. Com o apoio também do Dr. Brendon Stubbs, um importante pesquisador de exercícios e saúde mental baseado no King’s College, em Londres.

O estudo usou uma combinação de coleta de dados de eletroencefalogramas (EEG) e autorrelatos para provar o impacto positivo que a corrida tem na mente através de uma série de métricas cognitivas e emocionais – incluindo contentamento (aumento médio de 14,4% imediatamente após o exercício), energia (9,7%) e relaxamento (13,3%) – entre 42 atletas de elite e amadores antes e depois de uma corrida de 20 minutos. Esse estudo preliminar também mostrou um aumento de 13,4% nos níveis de alerta; 15,9% no grau de calma e de 2,9% nos níveis de foco.

Agora a Asics está aplicando de forma robusta as descobertas de uma forma que permitirá a implementação do estudo em uma escala global, permitindo que atletas em todos os lugares vejam e experimentem o impacto do movimento na mente em primeira mão para qualquer um dos 25 esportes diferentes de sua escolha.

Para se tornar um desses 1 milhão de pessoas, o projeto começa no Global Running Day 2021, com a Asics convidando os corredores a usar o Mind Uplifter para capturar seu bem-estar pré e pós-corrida antes de compartilhar seus resultados nas redes sociais usando #UpliftingMinds. No Brasil, os corredores podem também participar do desafio virtual gratuito Cada Passo Conta, disponível na plataforma Running Heroes, onde poderão contribuir com a meta de 15.000km em 15 dias e ajudar com uma doação para o Projeto Primeiros Passos do Instituto Akatu.

Clique aqui para se inscrever no projeto.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link