livetextb9
Imagem: Apple

Apple apresenta Live Text, IA que identifica texto em fotos

Recurso do iOS 15 terá suporte para sete idiomas, incluindo o português

por Matheus Fiore

A Apple apresentou hoje a WWDC 2021, seu evento anual de novidades. Entre os muitos anúncios para o Apple Maps, FaceTime e o novo sistema de compartilhamento de vídeos e músicas, o SharePlay, a empresa de Tim Cook também apresentou um novo sistema que faz uso de inteligência artificial para identificar textos em imagens.

O recurso tem o nome Live Text, e permite digitalizar o texto em qualquer imagem. Durante a apresentação, a Apple usou como exemplo uma foto de um comércio cujo telefone esta pintado na parede. Para salvar o número, basta tirar uma foto dessa parede e clicar no número, que o sistema do Live Texto vai automaticamente identificar, digitalizar e até mesmo permitir que você já faça uma chamada ou salve o contato em sua agenda.

Como lembra o The Verge, o recurso é novo para a Apple, mas não tanto para seus concorrentes. A própria Samsung, por exemplo, já possui ferramentas parecidas em sua linha Galaxy. O Google é outro que, pelo Google Lens, também tem ferramentas parecidas na sua linha de smartphones Pixel.

A Apple afirma que o Live Text, que chegará juntamente ao iOS 15, terá compatibilidade em iPhones, iPads e Mac, além de suporte para sete idiomas, incluindo o português. Por mais que não seja uma inovação no mercado de smartphones, o Live Text mostra como a Apple está investindo pesado para ter mais recursos que façam uso de inteligência artificial para manter seus dispositivos modernos diante das inúmeras novidades que têm surgido no mercado nos últimos anos.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link