Nike Stadium: Spike Lee e a paixão pelo futebol nos EUA

por Carlos Merigo

Nike Practice

Durante a Copa do Mundo 2010, com a vitória no último segundo dos Estados Unidos contra a Argélia, muito se falou de um possível despertar de interesse dos norte-americanos pelo futebol. Ou soccer, como eles chamam.

Ainda que alguns discordem“se existe um esporte em que os EUA perde pra Gana, não é um esporte de verdade” – a classificação emocionante da equipe e o bombardeio da mídia a respeito do maior torneio esportivo do mundo, certamente colaboraram muito nesse aspecto.

Em maio, um curta da Nike que trata do tema passou praticamente despercebido, e merece ser visto. O que o vídeo mostra é o diretor Spike Lee contando sobre uma paixão esportiva. Muitos pensariam em basquete ou até mesmo beisebol, mas é na verdade o futebol, esse jogado com os pés que domina o imaginário brasileiro.

Spike Lee fala muito do Brasil – inclusive veste um agasalho da Seleção Brasileira – e mostra um dia na sua vida como assistente técnico do time juvenil em que seus filhos jogam em Nova York, o Arsenal NYC. Futebol que ele passou a gostar, aliás, quando seu filho começou a jogar.

Filme bem feitinho, com 4 minutos de duração, sem legendas em português. Assista abaixo:

Compartilhe: