oldosb9
Imagem: OldOS

Aplicativo recria iOS 4 para te dar um gostinho de iPhone de 2011

App tem quase todos os recursos do sistema operacional da época e está em fase de testes

por Matheus Fiore

A Apple já planeja o lançamento do iOS 15 cheio de novidades, mas muitos usuários do iPhone ainda lembram saudosos das primeiras versões do sistema operacional criado por Steve Jobs. Para matar essa saudade, um fã recriou, em forma de aplicativo, o iOS 4, lançado há quase uma década.

O OldOS é uma recriação fiel e quase perfeita do sistema operacional lançado em outubro de 2011. Segundo seu criador, ele foi projetado para ser perfeitamente idêntico em nível pixelar. Para fazer o app, Zane usou o SwiftUI, plataforma de criação de aplicativos da própria Apple.

Com o aplicativo, também foram recriados seus aplicativos básicos, além de usar o layout de 2011 para acessar recursos de 2021. Você pode, por exemplo, visualizar sem álbum de fotos atual, mas com a roupagem que a aplicação tinha no iOS 4. Quase todos os apps básicos do iOS estão disponíveis, incluindo o Notas com seus post-its amarelos.

Alguns aplicativos, porém, não foram incluídos por óbvias limitações técnicas. O Mensagens e o YouTube são dois deles. O primeiro deve ser implementado em breve, enquanto o segundo não deve aparecer no OldOS por questões de licença do próprio YouTube.

O OldOS está disponível pelo TestFlight, o serviço de testagem de versões beta de apps da Apple. Por ora, porém, o OldOS já atingiu o número máximo de interessados em testar.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link