cover-apple

Para abandonar senhas, Apple quer que usuário faça login apenas pelo Face ID e Touch ID

Meta é que com o tempo senhas sejam abandonadas e substituídas por reconhecimento digital do rosto

por Matheus Fiore

A Apple quer facilitar para que você assine serviços online ou faça login. Em vez de memorizar diversas senhas para diferentes endereços na internet, em breve, você poderá usar o apenas Face ID ou o Touch ID para logar. “Vamos superar as senhas” disse o engenheiro Garret Davidson na última WWDC, o evento anual da Apple para desenvolvedores.

O iOS 15 e o macOS Monterrey virão com um recurso chamado PassKeys, que funciona em conexão com o iCloud Keychain, e operará normalmente em programas e serviços de terceiros. O uso é bastante simples: quando você precisar logar em um novo serviço, você poderá fazer diretamente pelo Face ID ou pelo Touch ID, e as senhas em texto e número se tornarão, com o tempo, cada vez menos necessárias.

Stephen Shankland/CNET

Por ora, o serviço funciona normalmente nos serviços da Apple, mas a ideia é a empresa trabalhar com parceiros para expandir a funcionalidade para o máximo de serviços e dispositivos possíveis, segundo o CNET. A ideia é que o sistema seja cruzado e unificado para várias plataformas, a fim de unificar o login com Face ID e Touch ID.

A Apple, vale lembrar, já tem ampliado as funcionalidades do Face ID e do Touch ID no iPhone. Hoje, já não é mais necessário digitar suas senhas para fazer download de aplicativos ou realizar assinaturas pagas pelo smartphone, bastando ter o Face ID cadastrado e configurado no aparelho. Para os que ainda preferem digitar suas senhas, a empresa também tem uma solução: o sistema de armazenamento de senhas na nuvem da Apple, que te permite logar sem precisar digitar.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link