fbpx

Nvidia cria IA que aperfeiçoa imagem em videochamadas

Vid2Vid Cameo é a ferramenta perfeita para quando você tiver aquela reunião no Zoom, mas sua conexão não estiver das melhores

por Matheus Fiore

A Nivia revelou nesta quinta-feira, 24/06, um novo software de inteligência artificial que visa revolucionar a qualidade das chamadas de vídeo. Como a própria empresa demonstrou em uma apresentação, a tecnologia permite que imagens em baixa qualidade sejam aprimoradas pelo sistema, que é capaz até mesmo de criar modelos de rostos que se expressam baseados apenas em uma imagem de referência.

Para o sistema – nomeado Vid2Vid Cameo – funcionar, basta submeter uma imagem de referência, que pode ser desde uma foto até um avatar animado. A partir disso, a inteligência artificial captura o movimento em tempo real do indivíduo e aplica à imagem já pronta.

Nvidia
Nvidia

“A largura de banda da internet de muitas pessoas é limitada, mas elas ainda querem fazer videochamadas fluídas com a família e os amigos. Além de ajudá-los, essa tecnologia também pode ser usada para auxiliar o trabalho de animadores, editores de fotos e desenvolvedores de games”, afirmou Ming-Yu Liu, pesquisador da Nvidia e um dos coautores do projeto.

O método desenvolvido pela Nvidia permite que você recrie um avatar do seu rosto baseado na imagem e, usando projeção em 3D, crie representações com expressões faciais múltiplas em vídeo e em tempo real. Para executar sua função, o Vid2Vid Cameo seleciona 20 pontos principais de expressão (como boca, nariz e olhos) para modelar o avatar.

Além de ser uma ferramenta útil para videochamadas em caso de pessoas que não possuem boas conexões e, por isso, acabam tendo o vídeo pixelado durante a transmissão, a ferramenta também pode ser útil em outros mercados. A Nvidia tem uma forte atuação no mercado gamer com suas tecnologias, e a modelagem proposta pela Vi2Vid Cameo pode facilitar processos de desenvolvimento de avatares para jogos com expressões faciais realistas e de maneira mais simples.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link