cover-spotify2 (4)

Bayer e Spotify lançam playlists para mulheres relaxarem durante procedimentos ginecológicos

Iniciativa é baseada em um compilado de 72 estudos que aponta como a música reduz a ansiedade em procedimentos cirúrgicos

por Soraia Alves

Uma parceria entre Bayer e Spotify pretende aliviar o estresse que muitas mulheres sentem ao realizar consultas e procedimentos ginecológicos. A iniciativa é baseada em um compilado de 72 estudos (com 7 mil pacientes) realizado pela revista The Lancet, que aponta como a música reduz a ansiedade em procedimentos cirúrgicos, proporcionando uma diminuição do uso de sedativos e analgésicos, além de aliviar a dor do paciente em dois pontos, considerando uma escala de zero a dez.

Com base nas evidências científicas, a área de Saúde Feminina da Bayer, em parceria com a agência MRM Brasil, se uniu ao Spotify para lançar playlists para serem tocadas nas clínicas e consultórios durante procedimentos de exames ginecológicos.

Ao todo são 6 playlists que reúnem mais de 6 horas de música em 160 faixas. Com gêneros musicais que vão do pop ao rock e do jazz à bossa nova, as listas visam deixar as mulheres mais confortáveis e tranquilas em momentos como a inserção do DIU hormonal, a realização de exames de rotina e até para “aguentar” a sala de espera do consultório.

“A música é amplamente estudada na medicina com o viés de cuidado complementar. Diversos estudos comprovaram que com a intervenção musical é possível perceber uma diminuição do nível de ansiedade, de sintomas depressivos e alívio de dores. Além da redução da frequência cardíaca, respiratória e da pressão arterial. E considerando que muitas mulheres ainda se sentem desconfortáveis no consultório da(o) ginecologista, tivemos a ideia de criar playlists que atenuem esse desconforto, com curadoria do time do Spotify. Assim, a tendência é que as mulheres se sintam mais seguras e confortáveis”, explica Dra. Thais Ushikusa, ginecologista, obstetra e Gerente Médica de Saúde Feminina na Bayer Brasil.

As 6 playlists são públicas e estão disponíveis gratuitamente no Spotify:

Compartilhe:
icone de linkCopiar link