fbpx

Podcast Primeiro Contato reconta início do computador e dos games no Brasil

Áudio-documentário estreia no dia 19 de julho com episódios dedicados a empresas como a Brasoft, Tectoy e CD Expert

por B9

O computador hoje é um item constante na casa do brasileiro, mas é difícil imaginar que há duas décadas o cenário era bastante diferente. Entre os anos 1980 e 2000, diversos empreendimentos foram levantados para “surfar” a onda do então nascente mercado, que ainda trazia a tiracolo os primórdios dos jogos de videogame. Mas como se deu este primeiro contato, afinal?

A resposta para essa pergunta começa a ser respondida a partir do próximo dia 19 de julho. O podcast Primeiro Contato, uma co-produção B9 e Overloadr com narração do jornalista Henrique Sampaio, é um programa audio-documental que explora as consequências por trás da incorporação do computador na vida dos brasileiros, incluindo o nascimento da indústria e do mercado de games do país.

Com 12 episódios de uma hora e mais de 50 entrevistas com especialistas, profissionais do meio e pessoas que estiveram nos bastidores da época, o podcast explora ainda a criação, ascensão e queda de empresas brasileiras como a Brasoft, a Tectoy e a CD Expert, que dominaram o mercado em seus primeiros passos. Toda essa onda de transformações é contextualizada no cenário tecnológico, cultural, político e econômico do Brasil das décadas de 80 e 90, desde a redemocratização do país às ações drásticas dos governos Sarney e Collor para lidar com a economia nacional.

Das pequenas softhouses que, já nos anos 80, produziam jogos nacionais, passando pelas revistas com CD-ROMs que abarrotavam as bancas de jornais na segunda metade da década de 90, até a chegada das publishers estrangeiras ao país, Primeiro Contato traz um recorte inédito e dramático da história dos jogos eletrônicos e da tecnologia no Brasil.

Os episódios serão lançados semanalmente a partir da próxima segunda, 19 de julho, nas principais plataformas de podcast e no B9.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link