Immobile-positivo-al-Covid-1280×720
Imagem: Websource

No Campeonato Italiano, uniformes verdes alternativos serão proibidos

Medida foi influenciada por pressão de emissoras que transmitem o torneio a fim de evitar confusão na imagem televisiva

por Matheus Fiore

A Serie A, o campeonato italiano de futebol, apresentou uma novidade bastante polêmica para seu regulamento que passará a valer a partir da temporada 2022/23. Em breve, os times não poderão usar uniformes verdes. A mudança já foi anunciada com antecedência para que os clubes possam se planejar juntamente aos fornecedores de material esportivo e evitar problemas.

Como noticiou a Veja, a novidade atende aos interesses das emissoras de televisão, que assim como acontece no Brasil, possuem exercem forte poder e influência sobre o esporte na Itália. O motivo seria evitar uma confusão entre as cores do gramado ou placas de publicidade digitais, com as roupas dos atletas, o que dificultaria a visualização durante transmissões.

Na Itália, alguns estádios já fazem uso de placas de publicidade neutras, que só possuem os anúncios inseridos digitalmente, durante a transmissão. Por isso, uniformes verdes poderiam ser confundidos com o chroma key dos espaços publicitários. A federação informou que a novidade valerá apenas para uniformes reservas e que não valerá para goleiros.

Além disso, os clubes deverão sempre usar tons diferentes em seus uniformes. Caso Milan e Inter se enfrentem em um dos maiores clássicos da Europa, por exemplo, não veremos mais o uniforme rubro-negro contra o azul e preto: a equipe mandante manterá suas cores, e a visitante deverá atuar de branco.

A mudança atinge diretamente algumas equipes da Itália, como o Sassuolo, que possui uniforme verde e preto, e o recém-promovido Venezia, que tem detalhes verdes em suas camisas. Ambos os clubes deverão ter uniformes alternativos com cores diferentes das suas tradicionais. Outras equipes como Lazio e Atalanta têm uniformes alternativos na cor verde, e provavelmente abandonarão as cores na próxima temporada.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link