holandaponte
Imagem: Imperial College of London

Holanda inaugura primeira ponte de aço fabricada com impressoras 3D do mundo

É a primeira vez que tecnologia é empregada para construir um espaço de passagem para pedestres e ciclistas

por Pedro Strazza

A cidade de Amsterdã inaugurou no último dia 15 de julho a primeira ponte de aço fabricada com impressoras 3D do planeta. Fabricada por quatro robôs industriais da Imperial College London ao longo de seis meses, a estrutura tem 12 metros de comprimento e pesa cerca de 4,9 toneladas, podendo ser acessada por pedestres e ciclistas.

De acordo com a Business Insider, a construção foi planejada ao longo dos últimos quatro anos e também serve como um laboratório de pesquisa para a compreensão e avanço da área de impressão 3D – há inclusive sensores posicionados em toda a estrutura para facilitar a coleta de dados. É um feito impressionante porque a tecnologia nunca foi usada para criar uma liga metálica grande e forte o suficiente para aguentar a passagem de tráfego humano.

Crédito: Adriaan de groot

Enquanto as informações coletadas serão usadas em simulações a partir de uma cópia virtual da ponte, a passarela em si já foi pensada levando-se em conta pesquisas de forças destrutivas em elementos impressos, incluindo o desenvolvimento de um núcleo de pesquisa voltado para o monitoramento da estrutura a longo prazo.

Em entrevistas, o co-diretor do projeto Leroy Gardner escreve que a tecnologia de impressão 3D introduz uma variedade de oportunidades para a área de construção, mas que sua liberdade também agrega “uma quantidade de desafios que vão exigir aos engenheiros pensar de maneiras diferentes” das tradicionais.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link