Twitter bloqueia Fátima, bot do Aos Fatos que combate desinformação • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Twitter bloqueia Fátima, bot do Aos Fatos que combate desinformação

Rede social suspendeu acesso do bot à API da plataforma, depois de impedir o funcionamento da conta por dez horas

por Pedro Strazza
Capa - Twitter bloqueia Fátima, bot do Aos Fatos que combate desinformação
Imagem: Divulgação

O Twitter anda bastante atento a novas formas de expandir o combate a desinformação que acontece em sua plataforma, mas a manobra mais recente da empresa neste departamento é tudo menos prudente. Depois de uma rápida suspensão na segunda (2), a rede social bloqueou o funcionamento da Fátima, bot lançado em 2018 pela agência de checagem de fatos Aos Fatos que ajuda diariamente usuários contra o compartilhamento de notícias falsas.

De acordo com a agência, o Twitter nesta terça (3) baniu o acesso do bot à API (interface de programação de aplicações) da plataforma, uma decisão que impede o funcionamento da Fátima para detecção de links com desinformação compartilhados na rede social, uma parte essencial na execução do trabalho. A manobra acontece depois que a companhia suspendeu o perfil da aplicação por 10 horas, com a plataforma alegando que o bot violou regras de automação ao usar um aplicativo “que menciona ou comenta, de forma duplicada, conteúdos relacionados a contas que não estão interagindo diretamente com o perfil”.

O mais confuso, porém, é que tanto o bloqueio da API quanto a suspensão aconteceram sem aviso prévio do Twitter aos responsáveis, de acordo com o Aos Fatos. A companhia inclusive retirou o acesso da primeira porque sua análise da suspensão decidiu de última hora que o bot viola regras de spam.

A atitude é contraproducente com as estratégias recentes da companhia. Além de estar testando novos marcadores de desinformação desde o mês passado, o Twitter no dia de hoje também anunciou uma nova parceria com as agências de notícia Reuters e Associated Press para que estas providenciem informações de maior autoridade e checagens de notícias a todos os contextos escritos pelas equipes internas da empresa na linha do tempo.

A Fátima mantém o trabalho em dia, enquanto isso. De acordo com o Aos Fatos, só nos últimos meses o bot vem desmentindo desinformações com discurso antivacina, uma ação importante dado o contexto maior da pandemia e o prosseguimento da ausência de controle sobre a doença no mundo por conta do lento avanço da vacinação.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro