fbpx
cover-facebook3

Por segurança dos usuários, Facebook começa a esconder listas de amigos no Afeganistão

Público no país também vai conseguir trancar rapidamente o perfil para evitar manobras de perseguição

por Pedro Strazza

O Facebook está implementando novas medidas de segurança no Afeganistão para garantir a proteção dos usuários em relação ao regime do Talebã. A informação vem do chefe de segurança da plataforma, Nathaniel Gleicher, que na última quinta-feira (19) divulgou em seu Twitter as atualizações promovidas pela equipe em ordem de atingir o objetivo.

As mudanças foram tocadas com a colaboração de ativistas, jornalistas e grupos de direitos civis e incluem entre outras coisas o ocultamento de listas de amizades e a possibilidade da conta trancar o acesso ao seu perfil em passos rápidos. Gleicher escreve que, no caso da segunda opção, “Quando o perfil é trancado, as pessoas que não são seus amigos não poderão baixar ou compartilhar sua foto de perfil ou ver publicações suas na linha do tempo”, enquanto na primeira o foco é impedir que perfis externos visualizem ou façam qualquer busca na lista de amizades – tudo para impedir que pessoas sejam feitas de alvos do grupo terrorista.

O executivo ainda confirma que o Instagram também ganhou um recurso de notificações em pop-up que conscientizam o público de como melhor proteger suas contas e garantir a privacidade em um momento tão difícil.

Por fim, uma central de operações foi criada para “responder novas ameaças conforme elas aparecem”, a fim de ajudar o Facebook a acompanhar a situação e tomar os passos necessários para garantir a segurança de todos.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link