fbpx
messenger
Imagem: Messenger

Facebook celebra 10 anos do Messenger com recursos de chamadas de áudio e vídeo

Ideia é reintegrar o serviço ao Facebook, sem eliminar o app independente

por Matheus Fiore

Em agosto, o Messenger, o braço de troca de mensagens privadas do Facebook, completou dez anos de existência. Agora, o Facebook Group está preparando um pacote de novidades incluindo recursos inéditos, para celebrar a trajetória do aplicativo e para tentar dar uma repaginada. Entre as novidades, está o foco em mensagens de áudio e vídeo, que se popularizaram por outros apps como o WhatsApp (que também pertence ao Facebook) e o Telegram.

“Nós estamos testando chamadas de áudio e vídeo pelo Messenger e pelo Facebook, para que as pessoas possam realizar e receber chamadas independente de qual aplicativo estejam usando”, afirmou um porta-voz da empresa ao TechCrunch. Ao que parece, usuários poderão se comunicar mesmo que um esteja no Messenger e o outro possua apenas o aplicativo do Facebook, fortalecendo a conectividade entre plataformas.

Messenger

Por muitos anos, o Facebook tratou o Messenger como um serviço independente, para competir, por exemplo, com o serviço de troca de mensagens padrão dos celulares, como o iMessage da Apple, que é muito popular nos Estados Unidos. A estratégia acabou não funcionando tão bem, já que os usuários preferiram continuar usando os apps padrão de mensagem e, em outros mercados, apps como o WhatsApp e o Telegram acabaram ocupando esse espaço.

Messenger

Além das chamadas de vídeo, o Messenger deve ganhar recursos como enquetes e jogos, efeitos para fontes, compartilhamento de contatos e outras novidades não reveladas. A ideia é tornar o Messenger um app mais completo, mas mais integrado ao Facebook. A ideia é “celebrar a habilidade do app de manter as pessoas próximas de seus familiares e amigos”.

Em 2020, o Facebook já deu um passo para integrar mais o Messenger às suas outras plataformas. Em setembro, o Facebook Group oficializou a incorporação de recursos do Messenger nas mensagens diretas do Instagram, que é, no momento, seu principal produto. A atualização permitiu juntar em apenas uma página os chats do Messenger e do Instagram.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link