p
Imagem: Getty Images

Paris impõe limite de 30 km/h para carros e vai reduzir vagas para estacionamento nas ruas

Ideia é que 60 das 140 mil vagas disponíveis sejam removidas e ciclovias sejam ampliadas

por Matheus Fiore

Continuando seu projeto para tornar a cidade mais limpa, sustentável e para incentivar o uso de meios alternativos e limpos de transporte, a prefeitura de Paris anunciou uma novidade bastante ousada. Agora, a capital da França terá um limite de velocidade de 30 quilômetros por hora para todos os veículos, já a partir de hoje.

Como lembra o DW, a restrição já existia, mas era aplicada somente a 60% das vias da idade, e agora estará valendo em todo o território parisiense. As autoridades afirmam que a decisão está alinhada com uma pesquisa de opinião no qual 59% dos parisienses aprovam o novo limite de velocidade.

“A meta é reduzir o espaço tomado pelos carros, o que envolve baixar suas velocidades”, explicou o vice-prefeito David Belliard. Paris já é uma das cidades do mundo que mais incentivam o uso de transportes alternativos como as bicicletas, e agora, tem investido pesado para que transportes extremamente poluentes como os carros tradicionais sejam abandonados.

Para completar o projeto, Paris também ampliou suas ciclovias e anunciou um plano para remoção de em torno de 60 mil vagas de estacionamento no nível solo da cidade, que possui, ao todo, 140 mil vagas. Apesar de a maior parte da população ter apoiado o projeto, há críticos. A associação de motoristas 40 Millions d’Automobilistes argumentaa que Paris já apresenta poucos acidentes de trânsito, com a maioria envolvendo ciclistas. Outros alegam que as medidas criarão caos no trânsito para residentes e para quem trafega na capital.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link