pico
Imagem: Pico

ByteDance, dona do TikTok, anuncia compra de empresa especializada em realidade virtual

Gigante chinesa continua investindo para entrar no mercado dos games e da realidade virtual

por Matheus Fiore

A gigante chinesa ByteDance, dona de uma das principais redes sociais da última década, o TikTok, anunciou a compra da Pico, outra gigante chinesa especializada no desenvolvimento de equipamento para realidade virtual. A ideia da ByteDance, segundo a CNBC, é adentrar aos poucos o mercado de realidade virtual graças à expertise da Pico.

“O conjunto abrangente de tecnologias de software e hardware da Pico, bem como o talento e profunda experiência de sua equipe, ajudarão tanto na nossa entrada no mercado VR quanto no investimento de longo prazo nesse campo emergente”, disse a empresa. A Pico, porém, tem uma atuação com destaque apenas no mercado asiático, com produtos como a linha de óculos de realidade virtual Neo.

Apesar de dominar apenas o mercado das redes sociais graças ao TikTok, a ByteDance possui grandes planos para outros mercados tecnológicos. Em março, a empresa adquiriu o estúdio Moonton, especialista no desenvolvimento de jogos para celulares e com alguma experiência no desenvolvimento de hardwares.

Como nota o The Verge, a compra da Pico não deve trazer implicações para o TikTok, pelo menos a curto prazo. A ideia é a ByteDance expandir suas áreas de atuação e se preparar para entrar de cabeça no mercado dos games. A estratégia, provavelmente, será similar a do TikTok: dominar primeiro o mercado regional para, então, expandir para o ocidente.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link