fbpx
cover-facebook4 (1)

Facebook expande iniciativa de reduzir conteúdos políticos no feed de notícias para mais 4 países

Projeto que havia sido implementado em países como Brasil e EUA será expandido Costa Rica, Suécia, Espanha e Irlanda

por Matheus Fiore

O Facebook anunciou nesta terça-feira (31) que vai expandir seu experimento que tem como objetivo reduzir a presença de conteúdo político no feed de notícias. Em uma postagem feita no blog da empresa em fevereiro, a companhia afirma que obteve resultados positivos após reduzir conteúdos políticos em alguns países. Agora, o Facebook Group deve expandir para mais mercados onde atua, como Costa Rica, Suécia, Espanha e Irlanda.

Segundo o Axios, a ideia de expansão envolve usar o feedback da comunidade para definir o que terá destaque. “Alguns sinais de engajamento podem indicar com precisão quais postagens são valiosas, e quais não são”, afirmou Aastha Gupta, diretor de gerenciamento de produto da empresa. “Baseados nesse feedback, nós vamos gradualmente expandir alguns testes para dar menos ênfase em conteúdo político”, completou.

Como nota o The Verge, a empresa parece ciente de que essa escolha deve afetar o alcance de conteúdo de interesse público e reduzir o tráfego de veículos de notícias, algo que deve ser pensado durante a realização de testes nos próximos meses. O projeto começou sendo implementado em países como Brasil, Canadá, Estados Unidos e Indonésia.

Desde o avanço da fabricação e do compartilhamento das fake news principalmente nos Estados Unidos, a preocupação com a manipulação da opinião pública para fins políticos se tornou algo importante para a empresa de Mark Zuckerberg. Desde então, o Facebook Group tem trabalhado para encontrar maneiras de reduzir o impacto de conteúdo político na plataforma.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link