epalette
Imagem: Divulgação/Toyota

Após acidente, veículo elétrico e autônomo da Toyota volta a ser usado nas Paralimpíadas

Montadora atualizou sistema operacional de seu e-Palette para evitar novos problemas

por Matheus Fiore

O veículo autônomo e elétrico da Toyota, o e-Palette, está de volta às atividades durante as Paralimpíadas. O veículo havia parado de circular após um acidente com um atleta. Agora, o e-Palette voltou a circular no Japão durante as Paralimpíadas, com algumas pequenas mudanças para tornar o veículo mais seguro.

Para viabilizar o retorno do automóvel, a Toyota atualizou o sistema operacional do e-Palette para que ele emita alertas mais chamativos quando se aproximar de pessoas. Além disso, os organizadores do evento esportivo criaram alternativas mais eficazes para a sinalização de trânsito.

Tanto a Toyota quanto o Comitê Paralímpico se comprometeram a refinar o sistema para que o veículo continue sendo aprimorado por atualizações em seu sistema e a cidade continue aprimorando seu sistema de sinalização para facilitar o deslocamento do e-Palette. Por ora, não se sabe quais os efeitos práticos das mudanças na operação do automóvel, mas é esperado que, ao menos, novos acidentes sejam evitados.

Os veículos autônomos e elétricos foram uma grande aposta das montadoras para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Em virtude da pandemia, entretanto, muitos investimentos para o maior evento esportivo do mundo acabaram não tendo o destaque esperado. O e-Palette da Toyota, vale lembrar, é pensado não só para o deslocamento urbano básico, mas também para serviços como entregas, visto que empresas como Uber, Amazon e Pizza Hut são sócias da Toyota no projeto.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link