Nvidia apresenta projeto para humanizar voz de assistentes virtuais

Empresa referência no desenvolvimento de inteligências artificiais quer tornar vozes de programas mais humanas trabalhando timbre, entonação e ritmo

por Matheus Fiore

A Nvidia tem trabalhado no desenvolvimento de projetos com inteligência artificial há alguns bons anos. Dessa vez, a empresa líder em computação de inteligência artificial desenvolveu um modelo que emprega emoção na voz de assistentes virtuais, tornando a interação mais humana e menos monótona.

“A Inteligência Artificial (IA) transformou a fala sintetizada do tom monótono das ligações automáticas e dos primeiros sistemas de navegação GPS para o tom profissional de assistentes virtuais em smartphones e speakers inteligentes. Mas ainda há uma lacuna entre a fala sintetizada por IA e a fala humana que ouvimos nas conversas diárias e na mídia”, afirma a empresa.

A empresa nota que toda fala humana possui, além do conteúdo, uma diferenciação por ritmo, entonação e timbre, que são desafiadores para inteligências artificiais reproduzirem. Para oferecer suporte aos desenvolvedores e criadores, os pesquisadores da divisão Nvidia Enterprise estão construindo modelos e ferramentas para síntese de voz controlável de alta qualidade de captura e com a riqueza da fala humana.

“Essa novidade traz diversos benefícios para a inteligência artificial como um todo. Cada vez mais podemos ver a importância de uma tecnologia personalizada e com as soluções da divisão NVIDIA Enterprise isso é possível, com aplicabilidade em diversos setores”, ressalta Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina. “Os desenvolvedores brasileiros também poderão aproveitar a tecnologia para inovar ainda mais nos projetos”, completou.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link