fbpx
segway_navimow_robot_lawnmower_1
Imagem: Segway

Cortador de grama inteligente da Segway usa GPS para manter jardim em dia

Sistema permite que aparelho também evite de refazer caminhos acidentalmente enquanto mantém terreno sob controle

por Pedro Strazza

Enquanto o seu veículo mais famoso é aposentado, a (empresa) Segway segue no mercado buscando novas áreas para bancar sua operação. Uma dessas, pelo visto, é a dos cortadores de gramas inteligente, com a companhia anunciando esta semana a sua versão, o Navimow.

Mas se outros modelos do tipo atuam mais ou menos como o típico aspirador-robô, mapeando a área através de marcadores físicos, o da Segway traz uma inovação das mais particulares: ele usa sensores e um sistema de GPS para detectar a área de atuação e cortar a grama onde precisa. Batizado de Exact Fusion Locating System, o programa mantém a trajetória do Navimow definida com uma taxa de erro de dois centímetros, com os sensores bancando o aproveitamento caso a geolocalização dê problema no meio do caminho.

O vídeo abaixo mostra um pouco mais do funcionamento do aparelho, incluindo como o usuário consegue a partir dele apontar que áreas cortar, incluindo onde ele precisa evitar a ação. Há ainda um sistema algorítmico que garante que o cortador não passe duas vezes pelo mesmo lugar, evitando assim cruzamentos indesejados.

De acordo com o Engadget, o Navimow pelo visto opera ainda com um alcance sonoro reduzido de 54 decibéis e consegue lidar com elevações de terreno de até 45 graus, além de contar com um sistema que o “desliga” e o retorna a um lugar de segurança em caso de chuva. Há ainda um outro sistema de segurança para evitar acidentes com outros seres, de animais de estimação a crianças.

Uma data de lançamento não foi divulgada até o momento, mas a Segway pretende colocar 4 modelos no mercado, com preços variando de 1.199 a 2.499 euros. As características variam do limite de espaço de atuação a duração da bateria, bem como a capacidade de sustentar 4G e um serviço antirroubo via GPS.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link