fbpx
cover-tiktok3

Na China, jovens só poderão usar Tiktok por 40 minutos ao dia

Restrição acompanha leis do país para jovens com games online e deve marcar incentivo maior da rede social a conteúdos educacionais

por Pedro Strazza

A ByteDance vai impor limites de tempo a jovens com menos de 14 anos na China quando se tratando de seu principal produto, o TikTok. A companhia confirmou ao Bloomberg no último domingo (19) que vai estabelecer um “modo juventude” que vai impedir que usuários dessa faixa de idade utilizem por mais de 40 minutos ao dia o app, o qual funciona no país com o nome de Douyin.

Além da restrição, a empresa também diz que vai bloquear o acesso para o público da faixa etária nos horários entre 10 da noite e 6 da manhã. O bloqueio de tempo também vale para um novo aplicativo lançado pela ByteDance para os jovens, que com o nome de Xiao Qu Xing funciona como um reprodutor do TikTok com temas limitados (todos educacionais) e apenas a opção de assistir conteúdo – compartilhamento e upload são bloqueados. O Douyin também vai ganhar mais incentivo a conteúdos de educação, incluindo vídeos com informações sobre ciência e história da arte.

Enquanto pede que os pais forneçam os nomes e idades reais dos filhos em suas respectivas contas no app, a ByteDance no caso segue um movimento do governo para controlar as horas gastas pelos jovens nos games – no começo do mês, a China restringiu a atividade de adolescentes em jogos online para o fim de semana e a 3 horas semanais. Não que a preocupação da empresa seja tão válida assim: um estudo recente da South China Morning Post aponta que 4,18% dos usuários do Douyin tem entre 13 a 19 anos, enquanto apenas 0,34% estaria abaixo dos 12 anos e sujeita às restrições mais severas por um tempo maior.

Mas como a companhia não divulga dados oficiais de audiência para além do volume total, fica difícil saber se essa pesquisa é precisa a esse ponto – ainda mais com tantos jovens mentindo os dados para utilizar a rede social em toda a potência.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link