Inteligência artificial identifica que pintura de US$ 9 milhões da National Gallery é falsa • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Inteligência artificial identifica que pintura de US$ 9 milhões da National Gallery é falsa

Resultados de testes feitos na peça pela empresa suíça Art Recognition apontaram que a obra tem 91% de probabilidade de não ser autêntica

por Soraia Alves

A obra “Sansão e Dalila” é uma das pinturas mais conhecidas de Peter Paul Rubens, influente artista do estilo barroco no século 17. Criada originalmente entre 1609 e 1610, a arte foi comprada pela National Gallery, de Londres, em julho de 1980, pelo valor de 2,2 milhões de libras, o que a tornou a terceira obra de arte mais cara daquela época. No entanto, uma recente análise realizada com ferramentas de inteligência artificial revelou que a pintura, atualmente avaliada em US$ 8,94 milhões e que ainda está em exibição na National Gallery até hoje, pode ser uma farsa.

Segundo o The Guardian, os testes foram feitos na peça pela empresa suíça Art Recognition, que utiliza um algoritmo que “aprende” as características únicas de um artista, alimentando as imagens da máquina com outros exemplos de seu trabalho. Após o treinamento, o algoritmo recebe uma imagem nova para avaliar, indicando com precisão se a obra é genuína ou não.

No caso da tela “Sansão e Dalila”, a inteligência artificial apresentou o resultado depois de comparar a obra com outras 148 peças genuínas de Rubens. O resultado, entretanto, apontou que a obra tem 91% de probabilidade de não ser autêntica. “Fiquei chocada”, disse a Dra. Carina Popovici, cientista que realizou o estudo. “Repetimos os experimentos para ter certeza de que não estávamos cometendo um erro e o resultado era sempre o mesmo. Cada patch, cada quadrado, saiu como falso, com mais de 90% de probabilidade.”, completa.

Reprodução/National Gallery

Embora o resultado seja uma surpresa, alguns especialistas em arte já levantaram dúvidas sobre a autenticidade da pintura anteriormente. Em 2005, a revista alemã Der Spiegel publicou um artigo mostrando como alguns críticos achavam que a composição da pintura não estava correta. “Eles acreditam que o quadro é pintado em um estilo mais pesado do que o do famoso mestre”, escreveu a publicação.

A National Gallery ainda não se pronunciou sobre o caso.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro