fbpx
capa-logo-full-1080
Imagem: Divulgação

Primeiro Contato chega ao último episódio e mostra como indústria atual dos games se estabeleceu

Finale vai mostrar como meio foi dominado por empresas estrangeiras na virada dos anos 90 para os 2000

por B9

O podcast Primeiro Contato chega ao fim na próxima segunda-feira (18) com um episódio que vai explorar os últimos dias das empresas que ajudaram a construir a indústria dos games no Brasil. O décimo segundo episódio conclui a jornada documental do projeto sobre o passado do meio, que reconta também os primeiros passos do computador no território nacional.

Co-produção do B9 e do Overloadr, o podcast criado e narrado pelo jornalista Henrique Sampaio nos últimos três meses mostrou todas as consequências e efeitos da entrada deste mercado no país. Dos primeiros passos do computador durante a década de 80 à participação fundamental de empresas como a Brasoft e a CD Expert na popularização dos jogos, o áudio-documentário situa ainda a jornada dos games e do PC na trajetória política brasileira, como os efeitos devastadores do Plano Cruzado e do Plano Collor na economia e nas pequenas e médias empresas.

Agora, o programa nos últimos momentos se prepara para apresentar a transição da indústria nacional para um cenário dominado por companhias estrangeiras. “O episódio final de Primeiro Contato aborda como as publishers brasileiras de jogos e software para PC que despontaram nos anos 90 foram duramente afetadas pelas transformações da virada do milênio, tanto do ponto de vista econômico quanto tecnológico”, explica Sampaio ao B9; “A chegada da internet, das publishers internacionais como Ubisoft e Electronic Arts, a pirataria, tudo isso faz com que empresas locais como a Brasoft e CD Expert, que ajudaram a construir e desenvolver nosso mercado e indústria de games, desaparecessem quase que do dia para a noite na década de 2000”.

Você pode ouvir todos os episódios do Primeiro Contato nos agregadores de podcast ou no próprio B9.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link