fbpx
4Or2C-uQ

Google agora permite remover imagens de menores de 18 anos dos resultados de busca

Opção foi anunciada em agosto, mas só agora está disponível para todos

por Carolina Firmino

O Google disponibilizou uma ferramenta de segurança que permite pais, tutores e representantes legais solicitarem a remoção de imagens de menores dos resultados de pesquisa da empresa.

Para iniciar esse processo, é necessário entrar neste link e fornecer as URLs das imagens que deseja remover, os termos da pesquisa que trazem essas imagens, o nome e a idade do menor, além de nome e parentesco do indivíduo que está fazendo a representação – como o pai, a mãe ou o responsável legal.

Segundo o The Verge, esse tipo de solicitação não tem um critério definido, mas a empresa observa que removerá imagens de quaisquer menores “com exceção de casos de interesse público convincente ou dignidade de notícia”. Por outro lado, não há como prever de que maneira esses termos serão interpretados em cada situação.

Apesar de impedir que as imagens apareçam nos resultados de pesquisa, o Google alerta que não é possível removê-la dos sites que a hospedam. Para isso, seria necessário entrar em contato com o desenvolvedor e pedir que tirasse o conteúdo. Além disso, a empresa determinou que não vai cumprir os pedidos se a pessoa não tiver menos de 18 anos atualmente. Então, se for alguém maior solicitando que sua imagem com 15 anos seja deletada das buscas, isso não vai acontecer.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link