fbpx
Irresponsible elderly man at steering wheel checking messages on smart phone while driving car on road.
Imagem: Arterra/UIG via Getty Images

Reino Unido proíbe motoristas de segurar o celular enquanto dirigem

Atualização de lei do trânsito inclui cenários em que veículo estiver parado e multa de 200 libras aos infratores

por Pedro Strazza

O Reino Unido já é conhecido por uma legislação rigorosa quando o assunto é o uso de celulares enquanto se dirige, com punições previstas a quem for pego mandando mensagem ou fazendo chamadas ao volante sem estar em uma situação de emergência. Nesta sexta-feira (19), porém, o que já era sólido ficou ainda mais duro, conforme o governo aprovou novas leis que tornam ilegal o ato de segurar um aparelho do tipo enquanto na direção.

Prevista para entrar em vigor a partir de 2022, a legislação aprovada proíbe que os motoristas tirem fotos, filmem vídeos, acessem jogos ou mesmo manuseiem playlists até mesmo quando o veículo estiver parado. De acordo com o Engadget, o código britânico será revisado para definir com precisão todos os momentos inclusos em situações proibitivas, mas cenários como quando o cidadão está preso no trânsito ou esperando o sinal abrir já foram confirmados como momentos passíveis da punição, uma multa de 200 libras e seis pontos perdidos na licença – uma medida pesada, dado que novos motoristas podem perder a carteira por uma infração dessas.

No anúncio da legislação, o secretário de transportes Grant Shapps declara que a ideia é de fato atualizar as políticas públicas nacionais às urgências contemporâneas e cita que “muitas mortes e ferimentos ocorrem quando celulares são usados” no trânsito. “Ao facilitar o processamento de pessoas usando ilegalmente seus celulares no volante, nós garantimos que a lei seja trazida ao século 21 enquanto aumentamos as proteções de todos os usuários” diz o oficial.

Enquanto o público britânico apoia com firmeza a implementação das novas leis – uma consulta divulgada em outubro do ano passado confirma que 81% dos cidadãos aprovam a expansão proposta – a atualização conta com uma salvaguarda para infratores: o uso de celulares será permitido quando o motorista estiver realizando pagamentos com um leitor de cartão, como em uma janela de drive-thru ou em um pedágio na estrada. Segundo o governo, é uma forma de manter a legislação em dia com o avanço das tecnologias financeiras – mas que também garante a inclusão de compras online na proibição.

O uso do celular como GPS também está garantido, desde que o aparelho esteja num apoio.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link