Estimativa coloca TikTok como terceira maior rede social do mundo
tiktok
Imagem: Reprodução

Estimativa coloca TikTok como terceira maior rede social do mundo

Os dados são da empresa Insider Intelligence, que vem analisando o crescimento do aplicativo desde 2020

por Carolina Firmino

Segundo a Insider Intelligence – anteriormente eMarketer – o TikTok alcançará 755 milhões de usuários mensais em 2022, após dois anos seguidos de crescimento (59,8% em 2020 e 40,8% em 2021). Essa estimativa, porém, é feita com base em um conjunto de cálculos próprios da empresa, não sendo dados oficiais divulgados pelo TikTok.

De acordo com o site The Crunch, a Insider tem sua própria definição de usuário ativo mensal que pode ser diferente do que cada rede social analisa. Por exemplo, são considerados apenas usuários que se conectam pelo menos uma vez por mês de forma consistente ao longo de um período de um ano, além de tentar eliminar contas falsas dessa estimativa. O objetivo é fornecer aos clientes uma comparação mais consistente em todas as plataformas.

A Insider também prevê que o Facebook alcançará 2,1 bilhões de usuários mensais em 2022, seguido pelo Instagram com 1,28 bilhão. Junto com o TikTok, as três ficam à frente do Snapchat e do Twitter.

Para corroborar com essas estimativas, a empresa de inteligência de aplicativos Sensor Tower relatou que o TikTok ultrapassou dois bilhões de downloads na App Store e no Google Play no primeiro trimestre de 2020. Enquanto em 2021, ele se tornou o primeiro aplicativo móvel que não é do Facebook (fora dos jogos) a atingir três bilhões de downloads.

Para os anos seguintes, a Insider espera que o aplicativo continue crescendo, ainda que a uma taxa mais lenta de 15,1% em 2022. Debra Aho Williamson, analista da empresa, vê ascensão do TikTok como “desafiadora para o Snapchat, com o qual compete frente a frente pelo público jovem”.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link