LEGO é processada por violar direitos autorais de jaqueta no kit "Queer Eye"
Queer Eye
Imagem: Reprodução LEGO

LEGO é processada por violar direitos autorais de jaqueta no kit “Queer Eye”

Um dos apresentadores da série, Antoni Porowski, teria enviado a peça ao artista James Concannon para ser customizada

por Carolina Firmino

De acordo com o “The Fashion Law”, James Concannon, de Nova York , entrou com um processo de violação de direitos autorais contra a empresa a LEGO por replicar “intencionalmente” uma jaqueta de couro que ele havia desenhado para um dos membros do elenco do programa “Queer Eye”, Antoni Porowski.

A empresa de brinquedos tem um kit de peças inspirado na série e, na queixa apresentada no tribunal federal de Connecticut, foi acusada de “saber o que estava fazendo, pois ofereceu um conjunto Fab Five Loft gratuito – que é vendido por US $ 99,99 – para o filho de seis anos do artista brincar, em troca de recriar o visual”.

No entanto, a marca não gostou da acusação e, supostamente, voltou atrás no acordo que havia feito, “dizendo [a ele] que a LEGO não dá seus produtos de graça”.

Segundo o DesignTAXI, Concannon explica que, pela amizade que tem com Porowski, aceitou que ele vestisse suas roupas no set, já que é frequentemente mencionado como o responsável pelo design da peça. A Netflix também costuma liberar as roupas para uso, exceto quando a jaqueta de couro foi usada, conforme detalha o processo. O artista, porém, descartou isso como uma supervisão única.

Porowski teria enviado uma jaqueta de couro preta lisa para ser personalizada por Concannon, que deu à peça seus toques pessoais.

Depois de toda a polêmica, o advogado de acusação enviou a LEGO uma carta de cessação e desistência, apenas para informar que, se aumentasse o problema, seria “uma ‘batalha difícil”. Do outro lado, a empresa de brinquedos alegou que, ao presentear Porowski com peça, Concannon concedeu “licença implícita” à Netflix e, por extensão, à própria LEGO.

O artista, porém, não desistiu de vez e está em busca de receber danos monetários, estatutários e honorários do advogado.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link