"We Don't Talk About Bruno" se torna canção da Disney a ficar melhor colocada no ranking da Billboard em 26 anos • B9

“We Don’t Talk About Bruno” se torna canção da Disney a ficar melhor colocada no ranking da Billboard em 26 anos

Bateu "Let It Go"!

por Pedro Strazza
Capa - “We Don’t Talk About Bruno” se torna canção da Disney a ficar melhor colocada no ranking da Billboard em 26 anos
Imagem: Divulgação

Contra todas as possibilidades, as pessoas de fato não conseguem parar de falar no Bruno. Mais de um mês depois da estreia de “Encanto” nos cinemas, a nova animação da Disney nesta terça-feira (18) se tornou detentora da canção do estúdio com a melhor colocação no Billboard Hot 100 nos últimos 26 anos, com “We Don’t Talk About Bruno” assumindo a quarta posição do ranking de mais ouvidas da publicação.

Os números são impressionantes. Com a canção creditada a Carolina Gaitán, Mauro Castillo, Adassa, Rhenzy Feliz, Diane Guerrero e Stephanie Beatriz, a faixa registrou na última semana um volume de 29 milhões de streams e oito mil downloads nas plataformas, ficando atrás apenas dos hits “Heat Waves”, “Stay” e a líder “Easy On Me”.

Esses feitos desbancam o que era visto até então como o maior sucesso musical recente da história da Disney, o eterno “Let It Go” de “Frozen” que chegou “apenas” à quinta posição do ranking em abril de 2014. Antes das duas, só mesmo três canções da época conhecida como a “Renascença Disney”: “Colors of the Wind” e “Can You Feel the Love Tonight”, que emplacaram uma quarta colocação respectivamente em 1995 e 1994 depois de aparecerem em “Pocahontas” e “O Rei Leão”, e “A Whole New World”, que emplacou um inesperado primeiro lugar em 1993 depois de ser popularizada em “Aladdin”.

O que impressiona no caso de “We Don’t Talk About” são dois fatores. O primeiro e mais importante é que é um caso de sucesso musical da Disney na era efetiva do streaming, com plataformas como o Spotify, o Apple Music e o Tidal vistos como opção principal de consumo de música e oferecendo um volume bem maior de registro do público. Conforme “Let It Go” segue bombando até hoje é impossível dizer que é o maior hit da companhia – medições de 2019 apontam que naquela época a faixa de Idina Menzel já havia superado os 280 milhões de streams no Spotify – mas é apenas o segundo que garante um alcance tão alto a ponto de entrar na Billboard, quanto mais quase beliscar a quarta colocação.

O outro ponto de interesse é a demora para a canção explodir no mercado, o que tem mais a ver ainda com o atual momento da música. Ainda que “Encanto” tenha sido lançado nos cinemas no fim de novembro, a produção explodiu de vez ao entrar no catálogo do Disney+ em 24 de dezembro, viralizando no TikTok justamente com “We Don’t Talk About Bruno” de chamariz principal. Enquanto “Let It Go” seguiu um caminho tradicional, o novo hit manteve uma trajetória típica dos grandes sucessos da rede social de vídeos curtos – que inclui por exemplo o “Stay” de Justin Bieber, atual segundo colocado do ranking.

Para a Disney tudo certo, claro, mas enquanto a notícia de hoje só corrobora os números fortes de “Encanto”, incluindo a bilheteria global de US$ 222,6 milhões e a própria trilha sonora ficando no topo do ranking de discos da Billboard (onde atualmente é terceiro lugar), é impossível não pensar que o estúdio cometeu um pequeno erro ao preterir “We Don’t Talk About Bruno” por “Dos Oruguitas” na corrida pelo Oscar de Melhor Canção Original deste ano. Com a primeira fora da shortlist de possíveis indicadas ao prêmio, é de rir que a companhia talvez trocou um campeão garantido por uma faixa que pode acabar nem sendo nomeada.

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