Designed to save lives • B9

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Designed to save lives

por Carlos Merigo

Quem estuda ou trabalha com publicidade, sabe que uma das formas mais fáceis de se conquistar o público, de se causar empatia, é utilizar duas “coisas” bem simples: cães ou bebês. Se der pra usar os dois juntos então, melhor ainda.

Claro que qualquer bichinho, até tartarugas e siris animados ou criança bonitinha, já serve para agradar aquela pessoa mais coração mole. Só que quando o bicho em questão é um cachorro, não tem pra nínguem.

O tal melhor amigo do homem é adorado por quase todo mundo. Por mais babões que sejam, por mais trabalho que dêem aos seus donos, todo mundo quer ter um. Eu também gosto, já tive vários cachorros, mas prefiro gatos. Tenho duas bichanas, que estão aqui do meu lado enquanto escrevo esse texto.

E talvez, só esse amor incondicional que as pessoas tem por cães, explique o sucesso estrondoso do comercial “Dog” da Bridgestone. É um anúncio que foi criado pela BBDO de Bangkok, Tailândia, não conquistou muitos prêmios, apenas uma Prata no AdFest 2003, o Festival Pacífico-Asiático de Publicidade, o mais importante daqueles lados de lá, mas mesmo assim, é um fenômeno de público.

Mesmo após 3 anos de seu lançamento (o comercial foi veiculado pela primeira vez em 2002), “Dog” continua a ser um dos filmes publicitários mais requisitados na internet. Sim, e existem motivos suficientes pra isso.

Um deles é o que o cachorro do comercial parece um ator, o bicho interpreta! E muito melhor do que esses animais de filmes toscos da Sessão da Tarde, diga-se de passagem.

Tudo começa quando o cão vai feliz e contente levar um osso para compartilhar com sua namorada. Só que no meio do caminho, ele pega ela no flagra, o traindo com um bulldog velho.

Ele fica desolado, sai correndo pela cidade e toma uma decisão drástica. Decide se matar. Parado a beira da estrada, ele olha para os carros que passam e lembra da cena que acabara de ver. Sabe que nada mais faz sentido em sua vida, não existem mais motivos para continuar vivendo e então, pula em direção ao tráfego intenso.

Mas, o carro que supostamente iria atropelar o cãozinho, freia no momento exato. A câmera foca a roda do carro e entra então a assinatura com o logo da Bridgestone e o título: “Designed to Save lives” (Criado para salvar vidas).

Sim, pode assistir, gostar e chamar todo mundo pra ver. Eu fiz o mesmo quando assisti pela primeira vez.

Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MPG. O arquivo tem 4.83 MB.

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Photo by Prince Akachi on Unsplash

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