Só agora? Instagram vai reduzir visibilidade de publicações com conteúdo ofensivo
Imagem: Alexander Shatov (Unsplash)

Só agora? Instagram vai reduzir visibilidade de publicações com conteúdo ofensivo

Medida busca reduzir impacto de posts com "bullying, discurso de ódio ou incentivo à violência" na plataforma

por Pedro Strazza

O Instagram segue na luta para controlar conteúdos tóxicos disseminados por seus usuários. A companhia na última quinta-feira (20) anunciou um novo refinamento do algoritmo da plataforma para reduzir o alcance de publicações que contem com “bullying, discurso de ódio ou incentivo à violência” na linha do tempo, auxiliando assim o trabalho da moderação do app.

Além da medida, a empresa também escreve no blog oficial que vai diminuir o volume de publicações potencialmente relacionadas no feed com base no histórico de denúncias feito pelos usuários, ou seja, quem denunciar mais deve ver menos posts do tipo aparecendo no app. “Se nossos sistemas preverem que você provavelmente vai reportar uma publicação com base no seu histórico, nós iremos mostrá-lo mais abaixo na linha do tempo” confirma o Instagram.

Voltando à principal mudança, ela é feita sobretudo para ajudar na contenção de danos. De acordo com a plataforma, quando o algoritmo perceber publicações “similares” a outras que já foram removidas anteriormente com base nos parâmetros apresentados, o sistema vai entender que o mesmo deve receber uma visibilidade bem menor ao post típico. Um representante da Meta ainda confirma ao Engadget que essas publicações ainda poderão ser removidas caso quebrem as regras da comunidade.

No fundo, o anúncio de hoje é uma ampliação de uma política instituída em 2020 contra desinformação, agora voltado ao que é justamente os problemas típicos da rede social. A meta no momento, porém, é impactar publicações individuais e não contas no geral, de acordo com o Instagram.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link