TOP 5 2007 • B9

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TOP 5 2007

por Carlos Merigo




1: Batman: The Dark Knight | Warner

www.brainstorm9…/batman-the-dark-knight-o-case-do-ano/
www.brainstorm9…/bolo-e-celulares-no-mundo-real/
www.brainstorm9…/recrutamento-do-coringa-na-comi/
www.brainstorm9…/batman-dark-knight-coringa/

Todo final de ano faço o TOP 5 do Brainstorm #9, e gosto sempre de lembrar e repetir a regrinha básica: são os melhores do ano segundo eu mesmo, uma escolha arbitrária, puramente pessoal e sem nenhum tipo de pretensão técnica ou métodos científicos. Dito isso, sinto-me a vontade para começar.

O primeiro lugar já era bola cantada há algumas semanas, quando fiz um post chamando a campanha para o filme “Batman: The Dark Knight” de “o case do ano”. E acredito que essa iniciativa mereça esse rótulo não apenas pelo que anda fazendo, surpreendendo a cada dia, mas também por representar o crescimento e a importância do conceito de ARG (Alternate Reality Games) usado como estratégia de marketing.

Outros campanhas do tipo, que foram realizadas durante 2007, poderiam estar aqui também, como o ARG “Tipping Point” da Guinness, ou o sensacional trabalho para o “Year Zero” do Nine Inch Nails. Mas as ações para o novo filme do Batman figura como case do ano pela genialidade que envolve os fãs, como também pela popularidade que adquiriu.

Criou um universo inteiro em torno do lançamento do filme, integrando mídias, online e offline, fatos e objetos, gerando assim mobilização das pessoas e mídia espontânea que verba alguma poderia comprar.

Isso é a long tail da publicidade: o engajamento das pessoas certas em torno de algo, aqueles que multiplicarão a mensagem, ao invés de uma abordagem tradicional e careta na tentativa de falar com milhões ao mesmo tempo.

“Batman: The Dark Knight” ainda está longe da estréia, mas cada mínimo detalhe em torno do filme vira um acontecimento que movimenta a mídia, blogs e fãs. Entretenimento com relevância como nunca se viu antes.

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2: iPod no Palito | Kibon

www.brainstorm9…/kibon-congela-10-mil-ipods…/

É claro que fazer maluquices com o idolatrado iPod já dá a sua campanha um grande potencial de ser comentada, falada e espalhada pelas pessoas. Só que pra dar certo precisa ser bem feito, realmente diferente e, acima de tudo, coragem para comprar a idéia.

Foi o que aconteceu com a promoção “iPod no Palito” da Kibon. Depois de mais de 20 anos insistindo na mesma fórmula, a marca inovou com uma estratégia inusitada. E para saber, ou melhor, ter certeza que deu certo nem é preciso contar as vendas de sorvetes, basta calcular o quanto a marca foi citada na mídia e ganhou a atenção dos blogs, não só no Brasil, mas também no mundo inteiro.

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3: Simpsons Movie Kwik-E-Mart | Fox

www.brainstorm9…/the-simpsons-movie-kwikemart/

A essa altura já deu pra perceber o quanto gosto de idéias que são capazes de gerar um buzz global. Claro que um produto de entretenimento como “Simpsons” tem poder e influência suficiente para arrastar multidões, mas o que acontece quando se transforma a ficção em algo factível? Em uma verdadeira experiência?

O mérito dessa idéia não foi apenas fazer a loja de conveniência do Apu no mundo real, mas realizar uma parceria com uma grande rede para colocá-la em várias cidades, funcionando e vendendo produtos de verdade. O resultado não foi apenas uma relação direta com os fãs (e não fãs da série), mas também um buzz enorme gerado no mundo inteiro.

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4: Live The Flavor | Doritos

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O hype passou, mas a representatividade ficou. O poder e influência das pessoas sobre a propaganda, sobre o conteúdo. Um comercial amador no intervalo comercial mais caro do mundo significou o triunfo do conteúdo gerado por consumidores.

Diversas ações do tipo vieram antes e muitas depois, mas esse filme de Doritos pode ser usado para marcar a era do poder dos consumidores sobre a comunicação.

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5: Estúdio Coca-Cola

www.brainstorm9…/projeto-estudio-cocacola/

Entretenimento e conteúdo marcam essa iniciativa da Coca-Cola. Um programa na televisão e site com material exclusivo. Só que mais do que isso, essa ação representa um exemplo ideal de integração das mídias.

Conteúdo e promoção que conversaram de maneira perfeita nas mais diferentes plataformas: televisão, internet, promoção, ponto-de-venda e até na embalagens dos produtos. Um belo case que une construção de marca, inovação e resultados.

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