SXSW 2023: Humanização levada ao extremo • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2023: Humanização levada ao extremo

Insights do primeiro dia do SXSW

por Glaucia Guarcello / Professora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC
Capa - SXSW 2023: Humanização levada ao extremo
Imagem: Josh D’Amaro, Chairman da Disney Parks: storytelling centrado em encantar e gerar memórias afetivas em seus clientes. Foto: Instagram SXSW

A mensagem principal do primeiro dia de SXSW é tecnologia a serviço da humanização. Em diversos momentos diferentes, os maiores autores de inovação, empreendedores e executivos reforçaram a mensagem do papel e poder humano em relação à tecnologia. Na trilha de futuro da força de trabalho, a humanização se destacou pelas discussões de diversidade e inclusão que vão além do óbvio. Ao abordar o acesso de pessoas com necessidades especiais, um importante fator deveria ser pararmos de olhar as tecnologias como criadoras de “consertos” e sim como habilitadoras de potenciais para que estas próprias pessoas se sintam confortáveis em alcançá-los.

Nosso foco não deveria estar em desenvolver e normalizar pessoas e sim em co-criarmos valor e ideias a partir da diversidade de visões de mundo, percepções e características. As pessoas-alvo precisam ser parte da construção das soluções e não apenas usuárias de algo pensado por outros para elas. As organizações do futuro precisam ser human centric designed. Já não existe mais uma organização desenhar papéis e responsabilidades específicos e muito menos comportamentos esperados de seres humanos. A flexibilidade, co-construção e escuta ativa passam a ter papéis cada vez mais relevantes. Falando nisso, a escolha entre as novas formas de trabalhar, com remoto, híbrido e presencial estarão cada vez mais nas mãos dos funcionários, e não da empresa. A empresa estará a serviço das escolhas e preferências de seus colaboradores.

Outra palestra que trouxe a humanização no design foi a Disney, que abordou seu storytelling centrado em encantar e gerar memórias afetivas em seus clientes e em como as novas tecnologias têm habilitado essa entrega de valor. Foram demonstradas soluções como robótica e hologramas em níveis marcantes de qualidade, encantando toda a plateia.

Problemas relevantes, além da inclusão, foram debatidos como a agricultura na África. O país ainda não é autossustentável em alimentos e possui potencial de alimentar todo o mundo. Startups de rastreamento e monitoramento de equipamentos, de conexão entre fazendeiros e maquinários e até mesmo de educação têm se destacado na resolução destes problemas, mas necessitam de apoio, tração e mais investimentos para a escala.

Questões intergeracionais foram tema da casa Dell de experiências, abordando o novo normal do trabalho e o valor que novas gerações dão à autonomia, experiências e propósito. Culturas de comando e controle não terão mais atratividade para as novas gerações. Tratar adultos como adultos nunca foi tão relevante.

Fundador da Open aI, Greg Brockman veio quebrar a crença de que a inteligência artificial serve para automatizar o trabalho físico. Segundo ele, grande parte do trabalho memorável que a AI vem desenvolvendo é relacionado à atuação cognitiva, como a resolução de problemas e à composição de músicas e poemas. Porém, ainda estamos distantes de automatizar um ser humano inteiro ou um trabalho inteiro. De toda forma, precisamos como humanidade compreender quais são os ambientes de maior geração de valor do AI e integrá-los na sociedade para redefinir o papel dos humanos. Certamente o futuro será ainda mais interessante e transformacional para a AI generativa.



➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2024 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro