TikTok em xeque: desconfiança e tensões políticas ameaçam futuro da rede social nos EUA • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

TikTok em xeque: desconfiança e tensões políticas ameaçam futuro da rede social nos EUA

CEO da rede social depõe no congresso americano e apresenta Projeto Texas na tentativa de evitar a proibição do aplicativo

por Carlos Merigo
Capa - TikTok em xeque: desconfiança e tensões políticas ameaçam futuro da rede social nos EUA
Imagem: Getty Images

A crescente desconfiança em relação ao TikTok tem colocado a rede social em uma posição cada vez mais delicada diante dos legisladores americanos. A propriedade chinesa do aplicativo, controlado pela ByteDance, é amplamente considerada insustentável no Congresso dos Estados Unidos, e a empresa enfrenta um futuro incerto em meio às tensões políticas e às possíveis consequências de uma nova lei (bem) específica.

O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, prestou depoimento que durou 5 horas perante o Comitê de Energia e Comércio da Câmara e negou qualquer irregularidade. Chew afirmou que qualquer acusação sobre controle do governo chinês – no que é hoje a rede social mais popular do mundo – não passam de suposições.

Chew focou em defender o chamado Projeto Texas. Trata-se de um esforço de US$ 1,5 bilhão da empresa para hospedar nos EUA os dados e as operações da plataforma. Inclusive, seriam utilizados servidores da Oracle, uma empresa americana. Os anunciantes já estão familiarizados com a ideia, pois o TikTok tem informado agências e empresas a respeito do programa. Uma tentativa de acalmar o mercado publicitário sobre o futuro da rede.

O CEO afirmou que possui 150 milhões de usuários mensais nos EUA e que 5 milhões de empresas dependem do aplicativo para seus negócios. Ainda assim, foi pouco para convencer os congressistas, que levantaram preocupações sobre supostas falhas de privacidade do TikTok e suas possíveis brechas para a segurança nacional.

Há temor de quais dados a ByteDance – e por consequência o governo chinês – possa ter dos usuários. Além disso, o algoritmo da rede social teria o poder de controlar a dieta de informação de milhões de americanos. Na audiência, também foram mencionados comportamentos arriscados incentivados pelo TikTok por meio dos desafios que viralizam na plataforma. Ou seja: nada muito diferente do que já aconteceu com diversas empresas americanas nos passado. Google, Facebook, Twitter, Microsoft. Ninguém escapa.

Mas não importa. A coalizão pra proibir o TikTok é bipartidária. Ainda que parte dos democratas atribua as críticas ao aplicativo à xenofobia, tanto o ex-governo Trump quanto a atual administração Biden desejam provocar a venda forçada da rede social. A China, porém, já afirmou que não vai aceitar qualquer acordo do tipo, segundo o Wall Street Journal.

Implicações globais

Se o governo dos EUA decidir dobrar a aposta obrigando a ByteDance a se desfazer do aplicativo, a resposta chinesa pode ser igualmente dura, possivelmente impedindo a solução de meio do caminho: a separação da TikTok do restante de suas operações no tal Projeto Texas.

E outra: se o Congresso aprovar uma lei que efetivamente proíba o TikTok, seria um marco na regulamentação de grandes plataformas de tecnologia. Não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo todo. Como a possibilidade de levar a proibições de aplicativos americanos em outros países, como a Índia, por exemplo.

Nas complexidades geopolíticas e regulatórias que se abrem com o avanço tecnológico, talvez a situação do TikTok seja a mais tensa até hoje. Todas as outras empresas conseguiram um acordo, mas o futuro rede social chinesa deve passar por medidas mais drásticas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro