Web Summit 2023 - Rio: ChatGPT e jornalismo, aliados ou inimigos? • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Web Summit 2023 – Rio: ChatGPT e jornalismo, aliados ou inimigos?

Uma reflexão sobre o papel da nova tecnologia na produção de informações

por Alice Furtado / Broadcast Leader da SOKO
Capa - Web Summit 2023 – Rio: ChatGPT e jornalismo, aliados ou inimigos?
Imagem: Jornalistas discutem o impacto da AI no jornalismo: Laura Bonilha (AFP), Greg Williams (Wired), Paula Mageste (CEO Edições Globo Condé Nast) e Steve Clemons (Semafor e moderador da mesa). Imagem: Reprodução.

Sempre tive vontade de participar do Web Summit. Quis o destino que eu fizesse a minha estreia no Rio, e nada como estar no quintal de casa para aproveitar ao máximo. Dizem que a primeira vez é inesquecível, mas a verdade é que a gente nunca está preparado para o que vai encontrar. E como estamos falando do maior evento de tecnologia e inovação do mundo, é claro que o hype do momento, o uso de Inteligência Artificial, não poderia ficar de fora das discussões. Dentre vários painéis sobre o tema, um específico me chamou atenção por envolver a minha área de atuação: o ChatGPT vai matar o jornalismo

Um dos pontos interessantes foi a comparação do efeito que a IA está causando no jornalismo, e disso ser similar ao impacto gerado pela chegada da internet. Um abalo real nas estruturas como conhecíamos e que mudou tudo. Confesso que ainda não tinha pensado sobre isso com esse olhar. Boa parte da discussão girou em torno do papel fundamental que o jornalismo tem como serviço público e como a precisão dos fatos é muito importante para que a sociedade tenha todas as informações necessárias para tomar decisões que impactam no seu dia a dia. Em um momento que o mundo está muito polarizado, boa parte das pessoas não acreditam mais no jornalismo e as manchetes são mais importantes que o conteúdo da matéria, o comportamento impulsionado pelo imediatismo das redes sociais e aproveitado para a propagação de fake news tem um fator importantíssimo: o grande diferencial na condução disso tudo só pode ser o ser humano. 

No painel, a troca foi sobre o ponto de que, ao invés de atuar na produção jornalística em si, o ChatGPT poderia funcionar como um assistente, ajudando em atividades mais mecânicas, como organização de escala do time, contribuir em brainstormings, gerar títulos e tweets sobre as matérias. A vantagem é que as pessoas poderiam ficar mais livres para o trabalho criativo e original.  Novamente, volto ao ponto de que tudo é sobre como a gente usa a tecnologia. O grande diferencial da SOKO, agência criativa onde lidero um time de broadcasters, é ter a visão Earned before Pay de criar histórias baseada em dados. Isso quer dizer que a gente cria campanhas pensando em como elas vão ganhar o mundo organicamente. Quem é a pessoa certa para contar aquela história, como, de que forma e em que momento. O viral que você vê por aí tem muita estratégia por trás. E a gente consegue fazer isso hackeando o algoritmo com o maior ativo que nós temos, um time diverso, não centrado no eixo RJ x SP, com múltiplas vivências e com o radar cultural superquente. 

Então, quando penso sobre o futuro da comunicação e o impacto que a IA tem nela, é uma discussão meio Poliana. Vejo mais como algo positivo, mas ainda estamos sabendo como lidar, e o desconhecido dá medo. Se há alguns anos a internet era vista como a vilã e hoje é a grande aliada de todo mundo em uma relação quase que simbiótica, a IA e seus desdobramentos tendem a ir pelo mesmo caminho. Mas uma coisa é certa, nenhuma tecnologia será capaz de substituir o ser humano em sua essência. 




LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.