Lions 2023: Vamos falar de craft em Cannes • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Lions 2023: Vamos falar de craft em Cannes

De IA a design, o desafio é usar ferramentas capazes de ajudar a resolver problemas reais da sociedade

por João Souza / Creative Leader & Design da Soko
Capa - Lions 2023: Vamos falar de craft em Cannes
Imagem: Shellmet, capacete inspirado numa concha do mar, criado pela TBWA \ Hakuhodo. Foto: Divulgação

Não se pode negar que o design romântico de Cannes contrasta bastante com as cores vibrantes do Brasil. No entanto, em frente ao Palais, algo imediatamente chamou minha atenção: outdoors exibindo imagens criadas com inteligência artificial nos pontos de ônibus e relógios de rua. Ao ver aquilo, eu sabia que essa seria uma temática muito debatida.

Já estamos cansados de falar sobre metaverso e inteligência artificial, mas eu estava realmente interessado em entender os aspectos e para onde os pioneiros dessas tecnologias acreditam que a indústria está caminhando. O metaverso é um assunto encerrado, mas a inteligência artificial continua avançando, e executivos de alto escalão se reuniram em diversos painéis para discutir os rumos da criatividade na era da aprendizagem de máquina.

Muitos deles estão aproveitando os benefícios e vantagens da IA em seu dia a dia. Uma das palestras mais interessantes foi “ChatGPT, DALL·E and the Future of Creativity“, com Brad Lightcap (COO da OpenAI), Margaret Johnson (CCO da Goodby) e Jeff Goodby (Co-chairman). Eles já estabeleceram parcerias de sucesso com a OpenAI em projetos como o DALL·E no Museu Dalí. Eles têm uma visão fascinante sobre como as ferramentas de IA, como o ChatGPT, moldarão o futuro da criatividade.

Eu tenho uma opinião muito particular sobre isso: “Não se deve usar inteligência artificial sem pensar antes“. No entanto, acredito que jovens no início de suas carreiras possam se beneficiar dos recursos da IA para estudar linguagens visuais, criar apresentações de qualidade e desenvolver projetos estudantis com maior excelência. Acredito que ela traga benefícios para aqueles com recursos mais limitados.

Uma coisa é certa: o Brasil continuará a chamar a atenção quando se trata de design e direção de arte. O ato de pensar e criar continua relevante. Temos um grande histórico de conquistas nessas áreas, e nossa cultura nos permitiu isso há muito tempo. Contas como Guaraná Antártica e Havaianas serviram de ponte para que gerações explorassem o design tipicamente brasileiro.

Embora a perspectiva tenha mudado um pouco, alguns cases realmente chamaram minha atenção aqui, pelo fato de não serem apenas sobre a técnica em si. “The Greatest“, da Apple, na categoria film craft, é um filme que mostra pessoas com diferentes características físicas e genéticas usando os gadgets da Apple de forma empolgante e sem limitações, ressaltando a acessibilidade. Essa campanha ganhou um Leão de Ouro e é de uma beleza extrema.

Em design, Shellmet levou um Leão de Ouro. E mostra como os capacetes podem ser seguros, bonitos e funcionais, mesmo sendo acessórios de segurança.

Vou levar muitas coisas daqui, como novas perspectivas sobre o uso da IA, a importância do design focado em acessibilidade e como construir algo em design e técnica, precisa resolver problemas reais da sociedade.




➜ O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2024 será realizada de 16 a 21 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro