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Maior do que os canais de TV aberta combinados, YouTube se posiciona como o rei das telas e da atenção brasileira

Dados apresentados no evento Brandcast, reafirmam o impacto cultural da plataforma de vídeos, que visa ampliar sua cobertura de esportes em 2024

por Carlos Merigo
Capa - Maior do que os canais de TV aberta combinados, YouTube se posiciona como o rei das telas e da atenção brasileira
Imagem: Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil

7 em cada 10 brasileiros estão mais ligados no YouTube do que em qualquer outra plataforma de vídeo. E isso considerando internet e canais de TV lineares.

O dado acima, revelado na mais recente edição do evento do YouTube para o mercado publicitário, o Brandcast, dá pistas da estratégia que a empresa pretende seguir na América Latina pelos próximos anos.

Em coletiva de imprensa, Patrícia Muratori, Diretora do YouTube para América Latina, Maia Mau, Diretora de Marketing do Google e YouTube e Luciano di Eugênio, Head de Produtos de Publicidade do YouTube e Google, reforçaram o objetivo de ampliar o espaço da plataforma de vídeos como um fenômeno cultural que está redefinindo como consumimos conteúdo, desde esportes até podcasts.

Multitelas: Com 120 milhões de usuários mensais no Brasil, o YouTube se posiciona como o rei da atenção frente ao cada vez mais fragmentado cenário de mídia. Além disso, a pluralidade de telas e dispositivos torna a plataforma dominante. Com 76 milhões de usuários logados no YouTube através de uma TV conectada, a penetração da plataforma é 57% maior que todos os outros streamings somados.

PIB: Além disso, se considerando o epicentro da cultura, o YouTube destaca sua contribuição para PIB brasileiro: cerca de 4.5 bilhões ao ano. O ecossistema de criadores e profissionais que geram renda através da plataforma equivalem a 140 mil empregos de tempo integral em 2022.

Esporte em Alta: Também se posicionando como a casa do esporte, o YouTube revelou parceria com a CazéTV para transmissão do Paulistão 2024. 16 partidas do campeonato, incluindo dois clássicos, serão exclusivos da plataforma. 80% dos usuários acreditam que o YouTube está reinventando o consumo de conteúdo esportivo.

Patrícia Muratori, Diretora do YouTube para América Latina

Os dados foram obtidos através de pesquisas realizadas pela Kantar e Offerwise, além de informações da Comscore. Confira mais alguns números divulgados pelo YouTube:


● O YouTube é o serviço de vídeo número 1 que os espectadores no Brasil dizem mais amar.
● O YouTube é o lugar número 1 que no qual a Gen Z diz que passaria significativamente mais tempo do que em outras plataformas de mídia social (incluindo Tiktok, Instagram, Facebook).
● 86% dos espectadores do YouTube no país concordam que a plataforma é o serviço de vídeos que eles mais assistem.
● 59% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos uma TV conectada.
● YouTube representa 57% do consumo de streaming nas TVs Conectadas dos domicílios brasileiros.
● 78% das pessoas assistem o YouTube em vários dispositivos – smartphones, TVs conectadas desktops ou laptops e tablets.
● Os usuários passam horas no trajeto de casa para o trabalho ou para a escola, e o levantamento mostra que 65% acreditam que a plataforma é sua fonte de entretenimento favorita durante o trajeto diário.
● Há mais adultos entre 18 e 24 anos assistindo ao YouTube em uma semana normal, do que em cada uma das 5 principais emissoras de TV aberta, com uma diferença de 25 pp quando comparada ao segundo canal mais assistido (Globo).
● Há mais adultos maiores de 18 anos assistindo no YouTube em uma semana normal, do que em cada uma das 5 principais emissoras de TV aberta (Globo, SBT, Record, Band e Rede TV).
● O YouTube é o serviço de vídeo número 1 que os espectadores da geração Z (18-24) no Brasil dizem que mais amam.
● O YouTube é o lugar número 1 para os espectadores da Geração Z (18-24) no Brasil se aprofundarem no que amam.
● 85% dos entrevistados no Brasil gostam/adoram como o YouTube oferece vários tipos de conteúdo: vídeos longos, vídeos curtos, transmissões ao vivo, podcasts, etc.
● 69% dos entrevistados no Brasil têm o YouTube como plataforma primária de podcast e/ou videocast.
● 70% acreditam que prestam mais atenção ao conteúdo que assistem no YouTube do que em outras plataformas de vídeo.
● 85% acessam o YouTube já sabendo exatamente o tipo de conteúdo que desejam assistir.
● 73% dos entrevistados no Brasil concordam que nenhuma outra plataforma oferece a profundidade dos vídeos do YouTube.
● 80% dos entrevistados no Brasil recorrem ao YouTube para se aprofundar em suas maiores paixões e temas de interesse.
● 81% dos entrevistados no Brasil acreditam que o YouTube os aproxima de seus principais interesses e assuntos pelos quais são apaixonados.
● 80% acreditam que o YouTube está reinventando a forma como o conteúdo esportivo é consumido.
● 83% dizem que enquanto a mídia tradicional privilegia a cobertura de alguns esportes, o YouTube tem todos.
● 72% dos brasileiros preferem ver transmissões ao vivo do seu esporte favorito no YouTube do que no rádio ou tv.
● 66% já compraram artigos relacionados ao seu esporte favorito por causa de um vídeo no YouTube.
● 80% concordam que o YouTube ajuda a transformar esportes em estilos de vida.
● 76% gostam de assistir desafios, jogos ou ideias esportivas inventadas por criadores de conteúdo do YouTube
● 81% concordam que o YouTube permite que você assista esportes de uma forma muito mais divertida.
● 74% dos espectadores do YouTube no Brasil concordam que anunciar em vídeos no YouTube os ajuda a decidir o que comprar.
● 84% concordam que a publicidade em vídeos no YouTube é confiável.
● 79% concordam que a publicidade em vídeos no YouTube os torna mais propensos a
considerar uma marca ou produto.
● Os espectadores da Geração Z (18-24) no Brasil dizem que o YouTube é o número 1 em apresentá-losa novas marcas ou produtos.
● 81% dos usuários concordam que a publicidade em vídeos no YouTube é confiável.
● 74% acham que a publicidade em vídeos no YouTube os torna mais propensos a considerar uma marca ou produto.

METODOLOGIA:
A Offerwise entrevistou 1.000 usuários com mais de 18 anos durante o mês de Julho de 2023; A Kantar, WhyVideo, teve 2102 respondentes de 18 a 64 anos, no mês de maio de 2023, e fez o comparativo com 9 empresas. Para a Gen Z foram 602 entrevistados; Já o TGI da Kantar conduziu 24 mil entrevistas com pessoas maiores de 18 anos (que representam 90 milhões de brasileiros), em 2022, que declararam ter assistido TV nos últimos sete dias. Foram considerados os canais da TV Aberta: Globo, SBT, Record, Rede TV e Band; A Comscore avaliou o YouTube como Multiplataforma, em janeiro de 2023 e usuários com
mais de 18 anos.
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