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“Magia Amarela”: Evandro Fióti acusa Duda Beat e Juliette de plágio em campanha da Bauducco

CEO da Laboratório Fantasma e irmão de Emicida aponta cópia do projeto "AmarElo" lançado originalmente em 2019

por Carlos Merigo

Evandro Fióti, irmão de Emicida e CEO da Laboratório Fantasma, acusa Duda Beat e Juliette de plagiar o conceito do álbum “AmarElo” em uma campanha de reposicionamento da Bauducco, que seria lançada pela agência GALERIA.ag.

O que mais você precisa saber:

  • Reposicionamento da Bauducco: A música faz parte de uma campanha de rebranding da marca, que recentemente atualizou sua identidade visual.
  • Negociações Anteriores: Fióti revelou que houve negociações com a Bauducco, mas não chegaram a um acordo devido a questões de cronograma e financeiras.
  • “Essa parte é mais chocante ainda! Essa música [Magia Amarela] faz parte de uma estratégia de marketing de reposicionamento de uma marca”, revelou Fióti durante uma live no Instagram. “Essa marca negociou com a gente, só que não chegamos em um acordo, tanto por cronograma, prazo, como por questões financeiras, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que tínhamos que fazer”,.
  • Resposta de Juliette e Duda Beat: A equipe de Juliette afirmou que a cantora foi contratada como intérprete para o trabalho audiovisual e que estão em contato com os responsáveis pela campanha. Duda Beat também se posicionou no Instagram, dizendo acreditar que havia consentimento dos idealizadores do projeto AmarElo.
  • Impacto nas Redes Sociais: A acusação gerou grande repercussão online, com Fióti fazendo uma live no Instagram para explicar sua posição.
  • Questões de Ética: Fióti criticou a falta de ética no mercado, apontando que a maioria dos problemas vem de pessoas brancas. “Precisamos dar o nome que as coisas têm. Estamos assistindo um caso de apropriação. Estamos vendo, mais uma vez, a branquitude se unir, sem ética nenhuma, para se apropriar de criações de pessoas negras”.

Tanto a Bauducco quanto a GALERIA.ag ainda não se pronunciaram sobre o caso. O B9 entrou em contato com as empresas e assim que tivermos alguma atualização publicaremos aqui.

[ATUALIZAÇÃO] Segue abaixo o comunicado oficial da Bauducco e da agência GALERIA.ag:

A música “Magia Amarela”, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”.

A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.

Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.

Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.

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