SXSW 2024 - O contexto para uma liderança com ‘ambidestria digital’  • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2024 – O contexto para uma liderança com ‘ambidestria digital’ 

O impacto exponencial da inovação exigirá uma nova liderança que combine gerenciamento de mudanças, empatia e muita tecnologia, de forma criativa

por Diego Aristides / CTO do Hospital Sírio-Libanês

Sem dúvida alguma, a SXSW 2024 nos provocou a pensar em como será a conexão do humano com Inteligência Artificial (IA) para transformar os negócios e criar novas realidades. A IA promete impactar todos os aspectos do nosso trabalho, desde a forma como usamos nosso tempo até projetos que precisam de nossa atenção, a tomada de decisão e, principalmente, as relações. À medida que o uso de IA se torna mais frequente, mais estratégico precisamos ser para a implantação de uma cultura organizacional que abrace a tecnologia. Por isso, acho importante falarmos de ambidestria, de como orquestramos eficiência e inovação.

Ambidestria organizacional serve para acomodar os alinhamentos conflitantes necessários para inovação e eficiência. Mas quero ir pouco além, e porque não falar de “ambidestria digital” (aqui vai uma licença poética), em que será necessário equilibrar o uso de AI com as relações humanas. Será que há alguma área em que os humanos podem superar as máquinas?

Os seres humanos superam as máquinas na compreensão da cultura dinâmica e na tomada de decisões corajosas para um futuro imprevisível, cocriando novos futuros. O líder do amanhã (talvez o de hoje também) precisa combinar o gerenciamento de mudanças, empatia e muita tecnologia, de uma forma criativa para amplificar os negócios e encontrar oportunidades. O novo líder precisa ser um AI FIRST THINKER para conectar os desafios da sua organização com a tecnologia, alcançando novas experiencias de trabalho e entrega aos clientes.

O potencial de impacto da produtividade da IA generativa é de bilhões de dólares. Só no mercado de tecnologia, estamos falando em mais de US$ 400 bilhões. O Google, por exemplo, já escreve 15% dos seus códigos com o uso de inteligência artificial generativa. Amy Webb, CEO do Future Today Institute, destacou que a humanidade está às vésperas do maior superciclo tecnológico que já experimentamos. Um superciclo que afetará nossas vidas de forma irreversível.

Uma dessas transformações será alavancada pelos Large Action Models (LAMs) que estão por vir, que não podem ser comparados aos Large Language Models de hoje. Os LAMs são modelos de IA treinados para entender a intenção humana e prever as ações subsequentes a serem tomadas. Realmente, estamos avançando para a era da inteligência artificial cognitiva e isso nos trará desafios, sim, mas também inúmeras oportunidades.

Trago também alguns outros insights:

Crie espaço para novas ideias –  espaço seguro para que as pessoas possam sair do automático, e se conectarem com sua essência e, assim, cocriarem com a IA.

Open Strategy – envolva pessoas fora da alta gerência e também pessoas fora das “quatro paredes” da organização, inclusive clientes, parceiros e fornecedores no processo estratégico.

Cultura – Fomente aideia de que a IA deve ser o primeiro pensamento na resolução de problemas, enfatizando seu papel como “amplificador”, e não apenas como substituto.

E por fim comece pequeno, sonhe alto e potencialize as relações humanas e a IA.

Obrigado a SXSW. Com certeza nos veremos em 2025. 



➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2024 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.
LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro