Futuro da AI: melhor ser otimista ou pessimista? • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Futuro da AI: melhor ser otimista ou pessimista?

Entre entusiastas de um lado e catastróficos de outro, prefiro concordar com Ariano Suassuna

por Gabriel Borges / Co-founder e CSO da Ampfy
Capa - Futuro da AI: melhor ser otimista ou pessimista?
Imagem: Paolo Chiabrando

Em uma conversa para lá de morna, o analista de mercado Patrick Moorhead entrevistou Michael Dell, CEO da empresa que leva seu sobrenome. Mas, justiça precisa ser feita! Eles conseguiram um feito incrível para o SXSW2024. Ficaram pouco mais de 20 minutos sem sequer citar o assunto mais repetido em todas as atividades do festival: inteligência artificial.

Quando o assunto chegou, Dell começou pontuando como acredita que a IA irá transformar o poder cognitivo e a criatividade, tendo um impacto significativo em educação, saúde, ciência e nos mais variados setores. Falou que, no geral, as tecnologias estão sempre preocupadas em habilitar o potencial humano e nos tornar mais bem-sucedidos em tudo o que estamos tentando fazer.

Por outro lado, ele ponderou sobre os grandes desafios de evolução e regulamentação da tecnologia. Foi aí que ele fez questão de se posicionar como uma pessoa otimista sobre o futuro da Inteligência Artificial, apesar de ninguém saber ao certo de qual caminho de transformação essa tecnologia seguirá.

Dell criticou que às vezes ficamos muito concentrados nos potenciais impactos negativos das transformações e nos esquecemos de dar atenção ao que é positivo. Nessa hora, ele compartilhou algo inusitado: disse que gosta de ler recortes antigos de visões pessimistas sobre tecnologias que hoje estão incrustadas em nosso cotidiano.

Deu o exemplo que quando os elevadores mecânicos começaram a se popularizar nas cidades no final do século XIX, começaram a surgir críticas de que eles aumentavam a criminalidade dos centros urbanos, que poderiam desorientar nosso sistema nervoso, entre outras histórias que, hoje, parecem simples anedotas.

Foi, então, que ele contou que existe um site que pesquisa e arquiva notícias de jornal criticando as mais variadas tecnologias como o telégrafo, a fotografia, as bicicletas, a televisão e até o walkman.

Confesso que, nessa hora, a dupla no palco perdeu a minha atenção, pois mergulhei no submundo do tal Pessimists Archive. A iniciativa se apresenta como um projeto que busca relembrar a todos sobre como, muitas vezes, a gente reage com histeria, medo ou pânico moral diante de novidades tecnológicas, ideias e modas.

Pessimists Archive e apenas uma das histerias de outros tempos. Imagem: Pessimists Archive

Voltando ao SXSW2024, foi curioso observar que realmente, as discussões sobre inteligência artificial estão bem divididas. Parte das pessoas entusiasmadas e otimistas com todos os saltos que essa tecnologia pode trazer. Do outro lado do muro, os pessimistas que imaginam que ela poderá trazer enormes impactos negativos beirando ao potencial de grandes catástrofes.

Nessa dicotomia, prefiro me apoiar em nosso grandioso Ariano Suassuna que certa vez disse que “O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso.” Sejamos, então, realistas esperançosos!



➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2024 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.
LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro