TikTok estabelece Conselho de Jovens para reforçar segurança na plataforma

As plataformas sociais estão cada vez mais sob pressão. E os motivos não cabem nos dedos da mão. Vão desde questões privacidade, uso de dados, disseminação de fake news, discurso de ódio e ameaça a democracia até saúde mental e bem-estar dos usuários.

O caso do TikTok, porém, é ainda mais singular, já que a empresa enfrenta inclusive ameaça de banimento nos Estados Unidos (e outros países podem seguir o exemplo).

Em busca de mitigar o peso da artilharia, a o TikTok anunciou nesta segunda-feira (25) a criação de um Conselho de Jovens. Uma iniciativa global, apoiada por pesquisa realizada com 12 mil adolescentes e seus pais, indicando o desejo por uma colaboração mais próxima na construção de ferramentas de segurança nas plataformas digitais.

Um conselho diversificado e global

O Conselho de Jovens, fruto de uma colaboração com a Praesidio Safeguarding, especialista em segurança online, é composto por 15 adolescentes, de 15 a 18 anos, oriundos de uma ampla gama de comunidades e países, incluindo Brasil, Estados Unidos, entre outros. Esse grupo diversificado já realizou duas reuniões, uma delas com a presença do CEO do TikTok, Shou Chew, estabelecendo prioridades voltadas para o bem-estar e inclusão dos jovens na plataforma.

Iniciativas e Prioridades

Os jovens membros tiveram a oportunidade de:

  • Contribuir com insights para a reformulação do Portal da Juventude do TikTok.
  • Solicitar esclarecimentos sobre processos de denúncias e bloqueios na plataforma, visando uma compreensão aprimorada sobre as consequências dessas ações.

Descobertas relevantes da pesquisa

A pesquisa conduzida pela YouGov, em parceria com o TikTok, revelou que:

  • A maioria dos adolescentes brasileiros (73%) dialoga ao menos uma vez por semana com seus pais sobre o uso de serviços online, embora 30% evitem certos temas relacionados ao mundo digital.
  • Pais brasileiros se destacam no uso de ferramentas parentais (41%), superados apenas pelo México (44%).
  • Temas como imagem corporal e bullying são os mais desconfortáveis para os adolescentes discutirem com os pais.

Campanhas educacionais e ferramentas de segurança

Ao longo de 2024, o TikTok promete lançar campanhas de alfabetização midiática, abordando desinformação e o uso de IA, além de promover ferramentas parentais, como a Sincronização Familiar. No Brasil, em parceria com a ONG SaferNet, uma cartilha sobre segurança digital foi lançada, reforçando o compromisso da plataforma em promover um ambiente seguro.

Share
Publicador por
Carlos Merigo @cmerigo

Recent Posts

  • Criatividade

Rebound Dogs: Pedigree lança “app de namoro” que promete substituir seu ex por um amor de verdade

Esqueça os aplicativos de namoro convencionais. A Pedigree, em parceria com a agência BBDO de Nova York, acaba de lançar…

2 dias Atrás
  • Tech

Adobe divulga projeto de IA que transforma vídeos desfocados em HD

A Adobe lançou o VideoGigaGAN, um modelo generativo de inteligência artificial capaz de melhorar a resolução de vídeos em até…

3 dias Atrás
  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

5 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

1 semana Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

1 semana Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

1 semana Atrás