Vivo usa hit de Olivia Rodrigo para alertar sobre relação tóxica com celulares
Campanha com "jealousy, jealousy" destaca como a dependência de telas tem impactado a saúde mental, especialmente entre jovens
A Vivo lançou uma nova campanha que usa a música “jealousy, jealousy”, de Olivia Rodrigo, para provocar reflexões sobre os excessos no uso de smartphones. O filme “Relacionamento Tóxico” retrata uma jovem imersa em seu celular, sem perceber que está sendo dominada pelo mundo online e vivendo sob pressão constante de conexão.
Por que importa 📱
A campanha surge em um momento crítico: 45% dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos relatam que o uso intenso de redes sociais impacta negativamente sua saúde mental, segundo o Panorama da Saúde Mental 2024, do Instituto Cactus e AtlasIntel.
O Brasil lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com 5,8% da população sofrendo de depressão – o equivalente a 11,7 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Os dados preocupantes 📊
A escolha do tema não foi aleatória. Pesquisas recentes mostram um cenário alarmante:
- 40% dos entrevistados afirmam que curtidas e comentários nas redes influenciam significativamente sua autoestima
- 51% das pessoas perdem a noção das horas quando estão conectadas, segundo o VTrends, hub de pesquisas da Vivo
- A dependência de validação externa é especialmente notável entre adolescentes e jovens adultos
Estratégia da marca 💡
A escolha da música “jealousy, jealousy” para a trilha sonora foi intencional, tanto pela letra que aborda as consequências do uso excessivo das redes sociais quanto pela identificação de Olivia Rodrigo com a geração Z.
“Ao passo que a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior em nossas vidas, é preciso buscar formas de estabelecer uma relação mais saudável e equilibrada com o celular. Esta pauta tem uma escala global e intergeracional, e como marca líder e com um olhar humano, acreditamos que é fundamental promover este diálogo”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
O posicionamento 🎯
A Vivo vem ampliando há anos as discussões sobre os excessos do uso da tecnologia, posicionando-se de forma propositiva sobre a importância do uso equilibrado do celular.
“Em um cenário de inovações aceleradas, acreditamos que as marcas devem fazer parte da solução, provocando reflexões e incentivando escolhas mais responsáveis”, explica Mariana Sá, Co-CCO da Africa Creative, agência responsável pela campanha.
Além do filme, a Vivo trabalha com a agência Spark em uma estratégia de PR e influência para ampliar o alcance e gerar conversas sobre o tema.
CRÉDITOS
Ficha Técnica – É tempo de mudar
Agência: Africa Creative
CCO: Sergio Gordilho
CO- CCO: Mariana Sá
ECD: Rod Barbosa
Head of Design: Bruno Valença
Diretor Criativo: Diogo Dutra e Thiago Monteiro
Criação: Carlos Schleder, Fabiano Pinel
Campanha e Digital: Julia Miranda, Mayara Sayuri, André Almeida, Bruno Ferreira, Felipe Racca, Tomaz Saavedra, Mateus Martins e Adriano Nuevo
CEO: Márcio Santoro
co-COO: Heloisa Pupim
Atendimento: Rafael Cardoso, Gabriela Meira e Natália Chamadouro
VP Midia: Pedro Eustáquio
Mídia: Jefferson Sales, Tatiana Araujo e Jefferson Mendes
CSO: Ana Kuroki
Planejamento: Anne Corbucci, Victoria Franco e Katiane Souza
VP de Conteúdo: Patricia Colombo
Conteúdo: Aline Botelho e Sacha Brasil
Insights – Inovação e pesquisa criativa: Estevão Meneguzzo, Eduardo Berardinelli, Bea Ribeiro e Mana Black
Culture Lab:
Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Patrícia Melito e Felipe Lopes
Talents: Fernando Alonso e Paola Arnelas
Produtora de Imagem: Don’t Touch My Soda
Direção: Felipe Mansur
Produção Executiva: Maira Massullo e Michelle Lutfy
Atendimento: Nicoli Azevedo e Gabriela Andrade “Garça”
CPO | Landscape: Renata Munaretto
Coordenação de Produção | Landscape: Marina Stacciarini
Assistente Criativa: Mariana Coropos
Direção de Fotografia: Diego Robaldo
Direção de Arte: Andrés Zarza
Produção de Objetos: Mary Mello
Direção de Produção: Lu Oppido
Produtores: Betinho Baeta e Sara Serra
1a Assistente de Direção: Renata Racy
2° Assistente de Direção: Bárbara Silveira
Produção de Locação: Tati Setton
Produção de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena
Produção de Figurino: Marina Vieira
Beleza: Fabiana Mizukami “Mima”
Making of: Apenas ToniPós produção: Nash
Produção Executiva de Pós Produção: Flávia Gannam
Finalização: Fábio Abreu
Color Grading: Osmar Júnior
Montagem: Rodolpho Ponzio
Produtora de conteúdos digitais: Massai
Coordenação de Pós: Jairo Santos, Patricia Rodrigues
Ass de Coord de Pós: Thais Alves
Atendimento: Betânia Menardi
Finalizadores: Douglas Terciano
Montagem: Anderson Kidd
Colorista: Júnior Xis e Daniel Lopes
Compositores: Eduardo Nascimento
Motion: Mateus de Oliveira
Produtora de Áudio: Antfood Music & Sound Design
Direção Criativa: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago
Produção Executiva: Renato Castro e Christiane Rachel
Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Vinicius Nunes e Lucas Baldin
Coordenação de produção: Monique Munhoz e Pablo Mello
Finalização : Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pedro Macedo
Aprovação/cliente: Marina Daineze, Juliana Covino, Bianca Formiga, Caroline Sakamoto, Gabriela Leão, Suellen Ferreira.
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