Google aposta que o futuro das buscas será 100% AI Mode

O Google acaba de anunciar, durante sua conferência anual I/O, a expansão do AI Mode – sua interface de busca estilo chatbot – para todos os usuários dos Estados Unidos, sinalizando uma mudança radical na forma como pensamos e usamos o mecanismo de pesquisa mais importante da internet.

Por que importa: A empresa está rapidamente migrando de sua tradicional página de links azuis para um formato conversacional alimentado pelo Gemini 2.5, seu modelo mais avançado, que pode raciocinar, transformar e sintetizar informações de maneiras que vão muito além da simples recuperação de dados.

O que está mudando

O Google expandiu e adicionou novos recursos ao AI Mode, transformando-o em muito mais que uma simples alternativa à busca tradicional:

  • Deep Search: Transforma sua pergunta em dezenas de buscas diferentes, sintetizando informações para criar um resumo abrangente sobre tópicos complexos
  • Project Mariner: O modelo pode agora agir em seu nome, navegando na web para reservar viagens, comprar ingressos para shows ou encontrar as melhores ofertas de produtos
  • Search Live: Permite interagir com o buscador através de conversas ou apontando a câmera para o que você está procurando
  • Personalização avançada: O AI Mode agora pode acessar suas buscas anteriores e, com permissão, até seu e-mail e outros apps Google para oferecer resultados mais relevantes

Os números

Segundo os anúncios do I/O 2025, 1,5 bilhão de pessoas já veem os AI Overviews (resumos gerados por IA no topo dos resultados) mensalmente, número impulsionado tanto pela maior exibição desses conteúdos quanto pelo aumento de buscas que ativam esse formato.

“Realmente o que vemos é que as pessoas estão procurando ativamente por isso”, afirmou Nick Fox, executivo responsável pelos produtos de conhecimento e informação do Google, em entrevista antes da conferência.

O futuro das buscas

Robby Stein, VP de Produto para Busca do Google, descreveu o AI Mode durante o evento como “nossa versão mais poderosa da busca com IA”. A ferramenta, que antes era um produto experimental do Google Labs, agora é um produto real, disponível em vários aplicativos Google e como uma aba dentro do aplicativo móvel da empresa.

Liz Reid, líder da equipe de buscas do Google, sugeriu que essa nova interface não é apenas um experimento, mas sim um vislumbre do futuro: “Uma das coisas muito empolgantes com o AI Mode não é apenas que ele é nossa busca com IA de ponta, mas se torna um vislumbre do que achamos que pode estar mais amplamente disponível.”

E o futuro da web?

A grande questão é como essas mudanças afetarão os milhões de sites e editores que dependem do Google para receber tráfego. Fox se diz otimista, afirmando que os dados mostram que as pessoas clicam nos links dentro dos AI Overviews e podem até se envolver mais com os sites que visitam.

No entanto, especialistas em SEO como Barry Schwartz alertam que “as taxas de cliques nos AI Overviews são drasticamente menores do que com resultados de pesquisa sem AI Overviews na página”.

Por enquanto, o Google afirma que a busca tradicional e o AI Mode coexistirão, semelhante à relação entre as buscas gerais e verticais específicas como Google Imagens ou Google Notícias – mas os anúncios do I/O 2025 deixam claro que o futuro da busca pertence à inteligência artificial.

Share
Publicador por
Carlos Merigo

Recent Posts

  • Criatividade

Wilson do Náufrago vira protagonista de campanha sobre microplásticos no oceano

A bola de vôlei mais famosa do cinema acaba de ganhar novo papel: ilustrar como plásticos se degradam nos oceanos…

9 horas Atrás
  • Criatividade

Citroën transforma obstáculos urbanos em confete CGI para vender mini carro elétrico

A Citroën decidiu que a melhor forma de vender um carro elétrico mini é transformar a selva urbana em festa…

9 horas Atrás
  • Criatividade
  • Cultura

Viena corrige “erro histórico” e envia valsa de Strauss ao espaço 48 anos depois

A Junta de Turismo de Viena realizou o que chamou de "correção cultural cósmica": enviou O Danúbio Azul de Johann…

10 horas Atrás
  • Cultura

Netflix joga pesado no Tudum com Frankenstein de del Toro, mais Wandinha e finais de Squid Game e Stranger Things

O Netflix transformou seu evento Tudum em vitrine de blockbusters com primeiros teasers de algumas das produções mais caras do…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Lynx transforma “coçar o saco” em ação de marketing com outdoor “coça e cheira”

A Lynx (Axe no Brasil) acabou de elevar (?) a mídia OHH ao transformar o gesto masculino mais universal em…

4 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Boticário transforma São João em mega operação de marketing territorial pelo 9º ano

O Boticário vai entrar em modo full São João pela nona vez consecutiva. A operação 2025 inclui patrocínio de mais…

5 dias Atrás