OpenAI
A OpenAI anunciou a compra integral da io, startup de hardware co-fundada pelo lendário designer Jony Ive, responsável pelo visual icônico do iPhone e de mais de duas décadas de produtos Apple. A aquisição, avaliada em cerca de US$ 6.4 bilhões em ações, aponta para a ambição da empresa de Sam Altman de expandir seu domínio além dos softwares de IA.
Por que importa: A aquisição marca uma nova fase na corrida pela IA, onde desenvolvedores de modelos de linguagem como a OpenAI buscam criar dispositivos físicos que possam dar corpo à inteligência artificial, após fracassos recentes de outras startups no setor.
Em um vídeo promocional de quase 10 minutos, Altman e Ive apresentaram a fusão das empresas sem revelar exatamente o que estão construindo. Ao final do vídeo, apenas uma promessa: “Esperamos compartilhar nosso trabalho no próximo ano.”
O que se sabe até agora:
Ive não poupou críticas às tentativas recentes de criar dispositivos de IA, como o Humane Pin e o Rabbit R1, chamando-os de “produtos muito ruins” e afirmando que “tem havido uma ausência de novas formas de pensar expressas em produtos.”
O comentário é especialmente significativo considerando o fracasso recente da Humane, outra startup fundada por ex-funcionários da Apple, que teve que retirar seu dispositivo wearable do mercado menos de dois anos após seu lançamento devido a problemas de superaquecimento e outros defeitos.
Altman, por sua vez, eleva as expectativas sobre o que está por vir: “Jony recentemente me deu um dos protótipos do dispositivo pela primeira vez para levar para casa, e pude viver com ele, e acho que é a peça de tecnologia mais legal que o mundo já terá visto.”
A declaração é audaciosa, especialmente vindo de um executivo cujo nome está atrelado a alguns dos mais importantes avanços recentes em IA.
“Eu tenho uma sensação crescente de que tudo o que aprendi nos últimos 30 anos me levou a este momento”, afirma Ive, que foi o responsável pelo design de produtos revolucionários como o iPod, iPhone, iPad e Apple Watch durante seu tempo na Apple.
Cannes Lions 2025 revelou o shortlist de Glass: The Lion for Change. A categoria busca “celebrar a criatividade que muda a cultura”. Um…
O Pão de Açúcar decidiu que nada diz "eu te amo" como um chuchu embalado para presente. A rede criou…
A prefeitura de uma cidade do interior do Pará talvez tenha criado o debate do ano sobre IA na publicidade.…
"Todo mundo diz 'não falo de dinheiro'. Não é falta de educação falar de dinheiro. Aí a gente foi lá…
Entre os dias 16 e 20 de junho, Cannes se transforma na capital mundial da criatividade. E não é só…
A WMcCANN decidiu que chegou a hora de falar a língua do TikTok. A agência lança o Content Studios, estrutura…