Boticário transforma São João em mega operação de marketing territorial pelo 9º ano

O Boticário vai entrar em modo full São João pela nona vez consecutiva. A operação 2025 inclui patrocínio de mais de 20 festas pelo país, uma fragrância nova “inspirada na coragem da mulher nordestina” e Solange Almeida cantando o jingle da marca (ano passado foi com o João Gomes).

Por que importa: Com investimento massivo em festas regionais, a marca mostra como grandes players estão disputando relevância cultural local – especialmente no Nordeste, onde o poder de consumo cresce e a identidade regional vende. A Natura também anunciou seus planos para o São João nessa semana.

A operação “A beleza do seu São João”

O cardápio de ações é “como estar em todo lugar ao mesmo tempo”:

Presença geográfica:

  • Nordeste: Caruaru, Petrolina, Campina Grande, Mossoró, Maracanaú, Maceió, Cruz das Almas, São Luís, Imperatriz
  • Outras regiões: São Paulo, Votorantim, Curitiba, Boa Vista, Goiânia, Belo Horizonte

Ativações padrão:

  • Espaços instagramáveis
  • Estações de maquiagem gratuita
  • Experimentação de produtos
  • Brindes diversos

A estrela: Casa São João em Caruaru

Pelo quarto ano, Caruaru ganha a versão premium da ativação – uma “casa-museu” que promete ser “sensorial e imersiva”.

  • Camarim com espelho interativo
  • Jogos interativos
  • Homenagem a mulheres do São João local
  • Arte de Romildo Rocha e sua xilogravura nordestina

O lançamento calculado: Novo Liz

A fragrância vem com storytelling pronto: “inspirada na coragem e identidade da mulher nordestina” e fórmula de baunilha, íris nobre e madeiras. Solange Almeida, além de cantar o jingle, será garota-propaganda do perfume e fará um show em Caruaru (31/05) com distribuição do produto.

Marketing territorial

A estratégia revela algumas verdades sobre o mercado:

  1. Nordeste virou prioridade para grandes marcas (não só no discurso)
  2. Festas regionais são o novo Rock in Rio para ativações
  3. “Inspirado em X região” é o novo “feito com amor”

Jacqueline Tobaru, diretora de marketing regional do Grupo Boticário, fala em “valorização da cultura” e “manter histórias vivas”, mas também se trata de estar onde 60 milhões de brasileiros celebram e consomem, principalmente em um momento de pico de vendas com apelo emocional.

Share
Publicador por
Carlos Merigo

Recent Posts

  • Tech

Apple desiste de contar e agora todos os sistemas são “26” (spoiler: é o ano)

A matemática da Apple finalmente fez sentido. Depois de anos com iOS 18, watchOS 11 e visionOS 2 rodando ao…

13 horas Atrás
  • Porta Giratória

Rog & Pretto desembarcam na Africa Creative como co-CCOs em mega estrutura criativa

A Africa Creative anunciou seu novo time criativo: Rogério Chaves e Fabricio Pretto, a dupla conhecida como Rog & Pretto,…

13 horas Atrás
  • Porta Giratória

VML cria speed dating criativo para formar duplas femininas

A VML Brasil decidiu atacar o problema da falta de mulheres na publicidade com uma solução nada óbvia: speed dating…

16 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Marisa Maiô pula do palco da IA direto pro merchan do Magalu em tempo recorde

Você provavelmente topou com Marisa Maiô no seu feed esta semana. A apresentadora de IA que satiriza programas de auditório…

17 horas Atrás
  • Porta Giratória

Mark Read deixa comando da WPP após 7 anos tentando simplificar o insimplificável

Mark Read está deixando o cargo de CEO da WPP após 7 anos no comando e mais de 30 com…

18 horas Atrás
  • Criatividade

McDonald’s cria “escavação arqueológica” fake em Roma com mosaico de romanos comendo Big Mac

O McDonald's decidiu reescrever a história romana – literalmente. A marca instalou uma falsa escavação arqueológica na Galleria Alberto Sordi,…

3 dias Atrás