Apple desiste de contar e agora todos os sistemas são “26” (spoiler: é o ano)

A matemática da Apple finalmente fez sentido. Depois de anos com iOS 18, watchOS 11 e visionOS 2 rodando ao mesmo tempo (tente explicar isso pro seu tio), a empresa jogou a toalha e agora segue o calendário.

Por que importa: É admissão tácita de que o sistema anterior era um caos. Mais importante: sinaliza que a Apple quer simplificar sua narrativa em meio a um momento complicado com Vision Pro encalhado e Apple Intelligence pela metade.

A partir de agora, todos os sistemas seguem o ano:

  • iOS 26 (era 19)
  • macOS Tahoe 26 (era 16)
  • iPadOS 26, watchOS 26, tvOS 26, visionOS 26

O twist: O “26” não é 2025. É 2026, porque cobre o ciclo setembro 2025 a setembro 2026. Então você sempre vai estar usando o sistema do “próximo ano”. Confuso? A Apple achou que não.

Como vai funcionar: Todo ano, todos os números sobem juntos. iOS 27, macOS 27, etc. Finalmente dá pra saber se tudo está atualizado só batendo o olho.

O elefante na sala: A mudança chega junto com o design “Liquid Glass” – basicamente visionOS espalhado por todos os sistemas. É a Apple tentando justificar o Vision Pro fazendo todo mundo usar sua interface.

O timing é suspeito. Como nota o The Verge, a Apple está na defensiva: Vision Pro com desconto no eBay, Apple Intelligence atrasada, juíza federal respirando fogo no pescoço do Tim Cook.

A simplificação numérica é bem-vinda, mas é o de menos. Quando você não consegue entregar as features prometidas, pelo menos entregue uma numeração que faça sentido. Mesmo que seja do ano que vem.

Share
Publicador por
Carlos Merigo

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Cannes Lions 2025: restando apenas um shortlist, Brasil concorre em 25 com 127 trabalhos

Com a contagem regressiva para o 72º Cannes Lions chegando à reta final - o evento acontece de 16 a…

2 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Cannes Lions 2025: Brasil tem 5 finalistas no shortlist de Film

Revelado os shortlist da tradicional categoria Film em Cannes Lions 2025, o Brasil aparece com cinco trabalhos na lista. Confira…

7 horas Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2025: Viagra transforma intimidade em arte e leva o Grand Prix de Pharma

A categoria Pharma abriu a 72ª edição do Festival. O Grand Prix ficou com “Make Love Last”, campanha global de…

18 horas Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2025: KitKat e Cerimônia de Abertura Paris 2024 dividem o Grand Prix de Outdoor

O júri de Outdoor seguiu três mandamentos: ideias centradas no meio, respeitosas com a cidade e impossíveis fora do contexto…

19 horas Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2025: “Price Packs” transforma embalagem em etiqueta de preço e vence o GP de Print & Publishing

Na era da inflação volátil, o supermercado alemão Penny decidiu gravar o valor de seus itens direto na arte da…

19 horas Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2025: Nova Zelândia vira “o melhor lugar do mundo para ter herpes” e leva o Grand Prix for Good

“A visão apocalíptica já não convence”, disse David Ohana (ONU) ao anunciar o Grand Prix for Good para “The Best…

19 horas Atrás