O fim da era "We": marcas descobrem que propósito agora é sobre "Me" primeiro • B9

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O fim da era “We”: marcas descobrem que propósito agora é sobre “Me” primeiro

Pesquisa Edelman 2025 revela mudança radical: consumidores querem segurança pessoal antes de causas sociais

por Carlos Merigo
Capa - O fim da era “We”: marcas descobrem que propósito agora é sobre “Me” primeiro
Imagem: Richard Edelman; Nikki Haley; Dan Schulman (Getty UK)

Richard Edelman abriu sua apresentação em Cannes Lions 2025 com uma provocação direta ao berço do propósito corporativo: “O propósito não está morto. Está diferente. Está migrando de ‘We’ para ‘Me’.”

Por que importa: Após quatro “golpes de martelo” – COVID, geopolítica, inflação e medo do desemprego – consumidores em 15 países mostram uniformidade surpreendente: querem que marcas os façam sentir seguros antes de salvar o mundo.

Os quatro golpes que mudaram tudo

A pesquisa, cobrindo 15 mil pessoas em 15 países, identificou os traumas sequenciais:

  1. COVID: Isolamento e perda de confiança em especialistas
  2. Geopolítica: Ucrânia, Israel-Palestina, tensões China-EUA
  3. Inflação: “Uma pizza custa US$18” – metade da Gen Z pula refeições
  4. Desemprego juvenil: 17% dos formandos do ensino médio nos EUA sem trabalho

Resultado: Ascensão do nacionalismo (alemães preferem marcas domésticas por 30 pontos), ativismo hostil (50% da Gen Z justifica danos à propriedade) e desconfiança total (70% acham que jornalistas mentem deliberadamente).

A nova hierarquia do propósito: “Me” vem primeiro

O que consumidores valorizam agora, em ordem:

  1. Faça-me sentir bem
  2. Dê-me estabilidade
  3. Ofereça segurança
  4. Proporcione esperança para o futuro
  5. Forneça fatos confiáveis

Só depois vêm: ajudar a comunidade, fazer o bem, causas sociais.

“Marcas se tornaram o refúgio”, explicou Edelman. “Não porque são perfeitas, mas porque são a única relação que o consumidor pode controlar – compro ou não compro.”

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Getty UK

O alerta de Dan Schulman: “Vocês não viram nada ainda”

O ex-CEO do PayPal chocou a plateia com previsão sombria:

“Em 3-5 anos, teremos 15-25% de desemprego. 80% do atendimento ao cliente desaparecerá. 100% dos programadores juniores. 70% dos analistas. A maioria dos empregos entry-level.”

Sua lógica: IA melhora exponencialmente a cada 2 meses. “Os modelos serão 600x mais poderosos em um ano. É a primeira vez na história que uma transição tecnológica acontece em 3 anos, não em décadas.”

Nikki Haley: “Parem de dar sermão, comecem a treinar para as mudanças que virão”

A ex-governadora republicana da Carolina do Sul, e representante dos EUA nas Nações Unidas, foi direta sobre o novo cenário político-corporativo:

“Pessoas estão exaustas de política. Não querem ser rotuladas como preto ou branco, gay ou hétero. Querem ser americanos. Querem um bom produto a preço justo de empresas que cuidam dos funcionários.”

Sobre DEI e sustentabilidade: “Cada presidente tem prioridades diferentes. Negócios precisam ser flexíveis. A notícia da manhã não é a da noite. Tenham uma regra de 24-72 horas antes de reagir.”

O paradoxo: silêncio também é perigoso

Apesar do ambiente hostil a posicionamentos, Edelman alertou:

  • Silêncio é visto como suspeito
  • Outros contarão sua história se você não contar
  • Marcas privadas e domésticas estão ganhando espaço
  • Na China: 100 novas marcas de cosméticos desde COVID

Exemplos que ainda funcionam

eBay: Roupas de segunda mão como auxílio na luta contra inflação e solução ambiental
Dove: 20 anos falando de autoestima feminina – foco no “me”
PayPal: Empréstimos sem juros para funcionários federais durante bloqueio – “não era vermelho ou azul, era vermelho, branco e azul”

O novo briefing criativo

Edelman encerrou com desafio direto aos criativos:

“Vocês devem servir: Meu lar, minha família, meu trabalho, meu futuro. Tópicos difíceis não estão proibidos – mas precisam ser sobre segurança pessoal primeiro.”

A síntese de Schulman: “Precisamos definir a realidade, inspirar esperança e criar um caminho entre as duas coisas. Mas definir a realidade pode ser a parte mais difícil.”

O recado final

“O marketing é vital para a prosperidade da sociedade”, concluiu Edelman. “Não podemos ter apenas 10% dos franceses e 15% dos alemães acreditando que estarão melhor na próxima geração.”

Segundo a Edelman, a era do propósito corporativo salvador do mundo não acabou – mas agora precisa começar salvando o indivíduo primeiro. Em tempos de medo, segurança pessoal vence causas globais. Parece um recado nada sutil (ou um desejo) para dizer que o pensamento conservador deve dar lugar a qualquer pauta progressista. Espero que não.


O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2025 será realizada de 16 a 20 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
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