Cannes Lions 2025: “Lucky Yatra” transforma bilhetes de trem em loteria e dá a Indian Railways o Grand Prix de PR
Ideia da FCB India Mumbai distribui US$ 1,4 mi em prêmios, gera US$ 685 mi em receita e ROI de 490:1
Os 24 milhões de passageiros diários do sistema ferroviário indiano viram seus tíquetes virarem cupons de sorte. A cada dia, números impressos nos bilhetes eram sorteados com prêmios equivalentes às tradicionais loterias locais — tudo para incentivar a compra de passagens (41 % viajam sem pagar). Resultado: 416 vencedores no primeiro ano, sentimento positivo de 95 % e reinvestimento imediato na malha ferroviária.
“Procuramos soluções reais para problemas reais — e que só nossa indústria saberia lançar no mundo de forma ‘selvagem’, sem apoio artificial”, resumiu Tom Beckman, CCO global da Weber Shandwick e presidente do júri de PR.
A simplicidade do mecanismo criado pela FCB India, aliado ao gigantesco impacto financeiro e social, fez do projeto um consenso quase instantâneo entre os jurados, elevando o patamar das campanhas de serviço público financiadas por estatais.
E o Brasil?
Um ouro e um bronze
🥇 Sun Reserve; Corona (Grey, São Paulo / Ceará Filmes Fortaleza, Jamute Áudio Curitiba) – Gold Lion
🥉 Dirty Mouth Sponsorship; CIF (Droga5, part of Accenture Song, São Paulo / Punch Audio São Paulo) – Bronze Lion

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