Como preparar e inspirar times e agências parceiras para superar os desafios da inovação

“Vai com medo mesmo” é uma frase que repito com certa frequência para o meu time, mas sempre com um adendo importante: especialmente movimentos mais corajosos necessitam planejamento e estratégia. Inovar exige coragem, mas também pede por estrutura, ética e intencionalidade. Por aqui, entendo que inovação não é sinônimo de impulso criativo, mas sim resultado de uma gestão sólida, planejamento de riscos, alinhamento de valores e sensibilidade para ler o mundo ao redor.

O reflexo dessa mentalidade no Grupo Boticário se dá através dos cases que concorreram na categoria Glass: Special Dates e Respeita Meu Capelo são duas campanhas daquelas que nos enchem de orgulho. A própria existência dessa categoria já carrega uma premissa valiosa, com projetos claros sobre as transformações sociais que queremos provocar no mundo. Eles vão além da comunicação comercial: propõem mudanças, assumem riscos e colocam as marcas em um lugar de responsabilidade cultural, como a nossa.

No caso de Special Dates, essa posição se materializou nas campanhas de Dia das Mães e Dia dos Pais, que trouxeram não só narrativas potentes, mas formatos e abordagens que desafiaram os padrões tradicionais das datas comemorativas no varejo.

Divulgação

Assumimos o desafio de inovar na campanha de Dia das Mães com o curta-metragem “Tormenta”, sobre a complexa relação entre mães e filhos adolescentes. Em vez de seguir a tendência de formatos curtos e mensagens idealizadas, escolhemos um formato mais próximo do cinema do que da propaganda, sem efetivamente mostrar o produto. Um filme que mostra conflito e é carregado de emoção, sendo capaz de se afastar da obviedade para criar um espaço de diálogo real.

No Dia dos Pais, seguimos um caminho semelhante. A campanha “Até quando cinco dias serão suficientes?” trouxe para o centro da conversa a Licença Parental Universal, já praticada no Grupo Boticário. Mais do que promover um produto, a campanha abriu espaço para um debate urgente sobre equidade de gênero e corresponsabilidade no cuidado com os filhos e assumimos uma posição clara sobre o mundo que acreditamos; e convidamos a sociedade a fazer o mesmo.

Ousar é preciso

A coragem, nesse contexto, não é ausência de medo, é seguir mesmo com ele, com consciência da ambiguidade entre riscos e oportunidades que as ideias ousadas apresentam. Cases como esse que irei defender, são exemplos exemplos que mostram que o frio na barriga, tão comum no processo criativo, é legítimo e até necessário.Mas o que diferencia marcas maduras é a capacidade de caminhar com ele, de manter viva a essência da ideia sem abrir mão da coerência com seus princípios. Proteger uma boa ideia é papel da liderança, e dar liberdade para que agências possam experimentar, dentro de parâmetros éticos e estratégicos bem definidos, é condição para que a inovação floresça.

Ninguém nasce pronto. Eu, inclusive, sigo me preparando, estudando e ensaiando cada apresentação como se fosse a primeira. Porque liderar com responsabilidade é também reconhecer que grandes ideias não precisam ser perfeitas, mas sim verdadeiras, estruturadas e carregadas de propósito.

Que a indústria criativa siga nesse caminho: com menos fórmulas, mais escuta, mais coragem intencional e mais ideias que desafiem o óbvio, sem perder a essência.

Ouse ir além: nada tão incrível acontece sem se arriscar um pouco.



O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2025 será realizada de 16 a 20 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
Share
Publicador por
Marcela de Masi

Recent Posts

  • Criatividade
  • Negócios

Rosalía vira embaixadora global da New Balance (e estreia com “missão secreta” cinematográfica)

A New Balance encontrou um jeito nada convencional de anunciar Rosalía como nova embaixadora global: transformou o comunicado corporativo em…

11 horas Atrás
  • Porta Giratória

WPP traz executiva da Microsoft para tentar reverter crise após saída de Mark Read

A WPP encontrou no mundo tech a salvação para sua crise: Cindy Rose, COO de Operações Globais da Microsoft, será…

11 horas Atrás
  • Negócios
  • Porta Giratória

Galeria.holding lança GAIA, empresa de IA que promete automatizar criação publicitária em massa

A Galeria.holding, da qual faz parte a agência GALERIA.ag, apresentou ao mercado sua mais nova aposta: a GAIA, empresa especializada…

2 dias Atrás
  • Criatividade

KFC transforma jantar de época em bacanal de frango frito (e a etiqueta que se dane)

O KFC Canadá decidiu que a melhor forma de promover frango frito é destruir séculos de etiqueta à mesa. A…

3 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Deborah Secco vira “Deborah Hidratada” em nova campanha da CeraVe para o inverno brasileiro

Deborah Secco agora atende por um novo nome: Deborah "Hidratada". Bem, pelo menos no Instagram. A mudança de sobrenome faz…

6 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

O Boticário usa Odete Roitman para falar mal de produto brasileiro

O Boticário acabou de inventar um novo formato de merchandising: contratar uma vilã para falar mal do seu produto. A…

6 dias Atrás